Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Inmet divulga alertas de tempestade para Umuarama e a região

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Inmet divulga alertas de tempestade para Umuarama e a região
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2025 às 18h28 - Modificado em 28 de outubro de 2025 às 19h38

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas – amarelo e laranja – indicando a possibilidade de tempestades em Umuarama e na região. Ambos entraram em vigência na manhã desta terça-feira (28), às 8h45, e seguem até às 10h de quarta-feira (29).

O aviso laranja (perigo) indica a possibilidade de ocorrência de tempestades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os riscos potenciais do alerta do Inmet são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Além disso, podem ocorrer ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Por fim, o instituto informa que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Por outro lado, o alerta amarelo do Inmet indica a possibilidade de chuvas intensas. A área de abrangência inclui os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Minas Gerais.

Existem riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Bem como, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. De acordo com o alerta amarelo do Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Orientações dos alertas do Inmet

O Inmet divulgou algumas instruções para a população:

– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

– No estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Para mais informações sobre os alertas, acesse o site do Inmet aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.