Foto: Assessoria Uopeccan
Você já deve ter ouvido os dizeres populares ‘não vejo, não escuto e não falo’? Mas quando se trata de câncer de próstata será que é possível ficarmos na defensiva e não abordar sobre o assunto?
O Novembro Azul chegou para quebrar paradigmas, reforçando a importância dos homens cuidarem da saúde. Isaías Leal de Carvalho, 72 anos, compreende a relevância deste mês, principalmente depois que foi diagnosticado com câncer na próstata.
“Eu não tinha o hábito de ir no médico, durante uma consulta de rotina o PSA deu alterado, foi a partir desse momento que descobri a doença em fase inicial. No primeiro momento tive medo e fiquei abatido, mas o doutor me passou bastante tranquilidade”, contou o paciente da Uopeccan de Cascavel.
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando indicam tem dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
“Para ter um diagnóstico precoce os homens a partir dos 50 anos precisam criar o hábito de realizar os exames de PSA e eventualmente do toque, além de outros que podem ser realizados no consultório”, explicou o médico urologista da Uopeccan Malcom Jones Krummenauer Brigo. Para prevenir esse tipo de câncer é preciso evitar o consumo de alimentos com gordura, carnes vermelhas, álcool e tabagismo.
Quebrando preconceitos
O preconceito ainda é o grande vilão dos homens no combate ao câncer de próstata. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudica o processo de cura. “Ainda existem homens que querem seguir a tradição machista, porém quando a doença é descoberta em fase avançada diminui a probabilidade de se curar”, finalizou Isaías.
(Assessoria Uopeccan)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais