Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Cachorro enfrenta duas onças em Umuarama e afugenta animais

Animal, chamado Bingo, sofreu arranhões ao tentar proteger os moradores durante ataque na Estrada Primavera

Foto: Reprodução
Cachorro enfrenta duas onças em Umuarama e afugenta animais
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 22 de outubro de 2025 às 10h33 - Modificado em 22 de outubro de 2025 às 10h33

Um cachorro chamado Bingo, enfrentou duas onças pardas que apareceram na noite de terça-feira (21) em uma chácara na Estrada Primavera, em Umuarama. O animal mas conseguiu afugentar os felinos e impedir que entrassem na casa, onde estavam idosos e crianças.

“Elas queriam atacar ele de todo jeito”, contou Cinthia Figueiredo, neta dos moradores da propriedade. Segundo ela, as onças foram vistas nas últimas chácaras da região, próximas à torre de Paris. “As crianças estavam acordadas ainda e começaram a gritar com medo das onças. A porta da sala é de vidro, e elas viram as onças tentando pegar ele. O Bingo ficou ali o tempo todo, protegendo as pessoas, sem sair da porta até que elas fossem embora.”, relatou.

Assista abaixo o vídeo do animal enfrentando as onças:

Bingo é um cachorro sem raça definida, de aproximadamente 5 ou 6 anos. Ele acabou sofrendo alguns arranhões durante o encontro, porém não corre risco de morte.

Outros episódios

Essa não foi a primeira vez que os felinos apareceram na área. Cinthia relatou que, em ocasiões anteriores, as onças comeram todas as galinhas que a família criava — e também cerca de 60 frangos do vizinho. “No começo achamos que fosse o Bingo que tivesse comido os frangos, mas depois vimos que ele estava amarrado e não tinha como. A vizinha contou que chegaram a capturar uma onça, mas eram três, e duas ainda não tinham sido pegas.”

O Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama foi informado sobre o caso. Segundo o chefe regional da unidade, Luis Carlos Cardoso, um técnico deve ir ao local nesta quarta-feira (22) para fazer o levantamento da situação e orientar os moradores.

Orientações

Nos últimos anos, o aparecimento de onças pardas em áreas rurais e de transição urbana tem se tornado mais frequente na região de Umuarama, especialmente em locais próximos a matas e córregos.

O IAT recomenda que, em situações como essa, os moradores evitem qualquer tentativa de aproximação e acionem imediatamente o órgão ambiental.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.