Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Após vendaval e queda de árvores, tempo pode virar novamente em Umuarama

O trânsito precisou ser desviado até a conclusão do trabalho, e parte da pista seguia interditada nesta manhã (Foto Rudson de Souza)
Após vendaval e queda de árvores, tempo pode virar novamente em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 07h16 - Modificado em 17 de outubro de 2025 às 14h37

O tempo amanheceu estável nesta sexta-feira (17) em Umuarama, mas o cenário pode mudar ao longo do dia. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há possibilidade de chuva (probabilidade 95%) e até temporais localizados na região Noroeste.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, a mudança nas condições atmosféricas ocorre devido à combinação de calor e umidade elevados, somada à aproximação de instabilidades vindas do Paraguai e da Argentina.

“Essas pancadas são mais rápidas e localizadas. O tempo continua abafado, com máximas acima dos 32°C em vários municípios do Noroeste do estado”, explicou Kneib.

Apesar da previsão de chuva, o meteorologista reforça que não há indicativo de temporais severos, mas a população deve ficar atenta às variações bruscas de tempo.

Vento forte levantou poeira e derrubou árvores

Na tarde de quinta-feira (16), Umuarama foi atingida por ventos fortes que levantaram nuvens de poeira, escureceram o céu e provocaram a queda de árvores em diferentes pontos da cidade.

Um dos casos mais grave ocorreu por volta das 17h30, na Avenida Presidente Castelo Branco, em frente à entrada principal do Bosque dos Xetá, quando uma árvore caiu e bloqueou totalmente a pista no sentido Centro–bairro.

Equipes da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) foram acionadas e sinalizaram a via, orientando os motoristas a redobrarem a atenção.

Pouco tempo depois, outra árvore caiu na Avenida Governador Parigot de Souza, nas proximidades da Rua do Bosque. O impacto atingiu a fiação elétrica, deixando parte do bairro sem energia.

Técnicos da Copel e servidores municipais realizaram o desligamento da rede e a remoção dos galhos da árvore da fiação elétrica, o que exigiu o uso de máquinas pesadas. O trânsito precisou ser desviado até a conclusão do trabalho, e parte da pista seguia interditada nesta manhã.

Fim de semana será de instabilidade

Ainda segundo o Simepar, o tempo deve ficar instável entre o fim da tarde desta sexta e o sábado (18), com chuvas um pouco mais organizadas.

Em Umuarama, os termômetros variam entre 22°C e 31°C nesta sexta-feira, e a máxima não deve passar de 26°C no sábado.

No domingo (19), o sol volta a aparecer, e a mínima pode cair para 16°C, trazendo um alívio momentâneo no calor.

A partir da próxima semana, o sol e o calor voltam a predominar em Umuarama e em toda a região Noroeste, com dias quentes e secos sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.