Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Diácono Pedrinho recebe homenagem com memorial na Paróquia de Pérola

Espaço inaugurado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra um ano do falecimento do diácono Pedro Lopes Vieira

Foto: Reginaldo/ComCam
Diácono Pedrinho recebe homenagem com memorial na Paróquia de Pérola
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 4 de outubro de 2025 às 11h14 - Modificado em 4 de outubro de 2025 às 15h36

No dia 26 de setembro de 2025, completou-se um ano do falecimento do diácono Pedro Lopes Vieira, carinhosamente conhecido como diácono Pedrinho. Em homenagem à sua trajetória, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pérola, inaugurou no dia seguinte (27) um memorial dedicado à sua vida e missão.

Nascido em 13 de maio de 1935, dia de Nossa Senhora de Fátima, em Felício dos Santos (MG), o diácono Pedrinho foi criado na fé católica desde a infância. Ainda jovem, sentiu o chamado vocacional e estudou cinco anos no seminário, mas seguiu outro caminho dentro da missão que acreditava ter recebido de Deus.

Em março de 1960, chegou à então nascente cidade de Pérola, que ainda era coberta por matas e contava com poucas residências. Desde os primeiros anos, envolveu-se de forma intensa nas atividades religiosas e comunitárias, auxiliando os padres franceses na evangelização e contribuindo para o crescimento espiritual da cidade.

Foi o primeiro catequista da paróquia, ajudou na formação das Comunidades Eclesiais de Base e atuou como Ministro da Eucaristia, da Palavra e diácono permanente. Sua dedicação fez dele uma figura central na história da Igreja Católica local.

Pedrinho Diacono 2

O diácono

Homem ecumênico e respeitado por todos, o diácono Pedrinho dedicou sua vida ao serviço do próximo. Visitava enfermos, arrecadava doações e levava consolo espiritual a quem mais precisava. Era conhecido pela pontualidade e pela inseparável bicicleta Barra Forte, com a qual percorria as ruas da cidade sempre disposto a ajudar.

Sua morte, em 26 de setembro de 2024, causou grande comoção em Pérola. O velório reuniu milhares de pessoas, de diferentes idades e crenças, que prestaram as últimas homenagens a um homem lembrado pela bondade e pela simplicidade.

Em reconhecimento ao seu legado, uma estátua foi erguida em sua memória e, agora, o memorial inaugurado na secretaria paroquial mantém viva a lembrança de sua fé, humildade e amor ao próximo. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Estatua Diacono Pedrinho

(Com informações Notícias da ComCam)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.