Foto: Ilustração/Canva
A Bahia registrou a primeira morte suspeita por intoxicação com metanol. O caso envolve um homem de 56 anos que deu entrada na UPA do bairro da Queimadinha, em Feira de Santana, e morreu na madrugada desta sexta-feira (3).
A suspeita foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Amostras biológicas serão enviadas a laboratório, e o laudo que deve confirmar ou descartar a hipótese ficará pronto em até sete dias.
Equipes de vigilância do Estado e do município acompanham a ocorrência em articulação com a Secretaria da Segurança Pública, reforçando as ações de monitoramento e investigação. A Secretaria da Saúde da Bahia já havia orientado postos de saúde da rede pública e privada a redobrarem a atenção para casos clínicos compatíveis com intoxicação por metanol, que devem ser comunicados imediatamente.
Em nota, as secretarias de Saúde estadual e municipal informaram que seguem em diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com autoridades sanitárias nacionais para acompanhar a situação em outros estados.
Segundo o Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (2) havia uma morte por intoxicação por metanol confirmada em laboratório, além de outras sete em investigação. O órgão recebeu 59 notificações de possível contaminação após consumo de bebidas alcoólicas em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. São 11 casos confirmados e 48 em análise, entre eles pacientes que morreram.
Com o avanço das notificações, médicos têm recomendado que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas até que os casos sejam esclarecidos. O governo federal instalou uma sala de situação para monitorar os registros de intoxicação.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou nesta sexta-feira (3) o Ministério da Saúde sobre o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica.
O paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que foi internado na quarta-feira (1º) após sofrer um atropelamento e relatar o consumo de bebida destilada. Durante a internação, o quadro clínico piorou, apresentando sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Ele permanece inconsciente e em estado grave.
Leia também: Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais