Paraná

PPPR e Senai formam 40 apenados em curso de técnicas de costura industrial na Peco

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Senai realizaram a formatura de 40 apenados no curso de técnicas de costura industrial na Peco (Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste). O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), através da PPPR, e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

O coordenador regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, falou sobre a iniciativa que contemplou 40 pessoas privadas de liberdade (PPL). “A qualificação profissional no sistema penitenciário tem um papel fundamental na reinserção social de pessoas privadas de liberdade. E a oferta de cursos profissionalizantes dentro das unidades prisionais permite que os internos adquiram habilidades técnicas. Bem como, desenvolvam senso de responsabilidade e fortaleçam sua autoestima”, explicou.

Reis acrescentou que, “além disso, cria perspectivas de empregabilidade no retorno à liberdade, reduzindo as chances de reincidência criminal e promovendo a autonomia financeira”.

O vice-diretor da Peco, Diogo Fardin, afirma que “essa oportunidade de realizar estes cursos na unidade penal faz com que as PPL possam adquirir habilidades e competências. Dessa forma, capacitando-as para a inserção de diversas funções no mercado de trabalho, oportunizando o seu sustento e de sua família, dignamente”, disse.

Ressocialização e transformação pessoal

Maria de Lourdes de Oliveira, pedagoga da unidade penal, também falou sobre a iniciativa. “Esses cursos são de extrema importância. São um mecanismo eficaz para a ressocialização e integração, oferecendo condições de acesso ao mercado de trabalho a PPL após o retorno do convívio na sociedade”, destacou.

Primeiramente, a PPPR busca, com a qualificação profissional, a promoção da transformação pessoal, elevando a autoestima e o senso de propósito. Para a sociedade, essa iniciativa contribui para a construção de um ambiente mais seguro e justo. Além disso, faz com que a educação impulsione a mudança e a inclusão social.

Parceria entre a PPPR e o Senai

O Senai é parceiro da Polícia Penal desde o ano de 2013. Neste período realizou cursos de Auxiliar de Eletricidade Predial, Instalador Hidráulico Residencial, Pintor de Obras Imobiliárias, Técnicas de Costura Industrial. Ao todo, a parceria rendeu 8 cursos com 160 concluintes.

Nos anos de 2014 a 2016, o senai ofertou o Curso de Mídia Impressa “Coletâneas – Os Especialistas e Competências Transversais”. A capacitação envolveu 2.241 custodiados ao longo da parceria.

Segundo a pedagoga responsável do Senai, Patricia Rafaella da Silva Fernandes, “essa parceria marca um avanço importante na promoção da educação e da qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade”.

Patricia explica a importância de ofertar qualificação profissional aos apenados. “Por meio dessa iniciativa, diversos cursos técnicos são oferecidos dentro dos estabelecimentos penais. Dessa forma, permitimos que os internos desenvolvam habilidades práticas e adquiram conhecimentos essenciais para sua reinserção no mercado de trabalho. Mais do que ensino, essa parceria é uma ferramenta de reintegração social, preparando os custodiados para uma vida produtiva após a pena, reduzindo a reincidência e fortalecendo a cidadania”, explicou.

(Informações: Assessoria PPPR)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

10 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

11 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

11 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

12 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

12 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais