Fotos: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu o plantio de mais de 2 mil árvores em Umuarama, entre nativas, frutíferas e ornamentais. As ações aconteceram em áreas urbanas e também na zona rural. Dessa forma, a Secretaria relançou o Programa Mais Sombra e comemorou o Dia da Árvore (21 de setembro).
Criado para melhorar a arborização urbana, distribuindo mudas de árvores específicas para cada local visando o cumprimento do Plano Municipal de Arborização, o Programa Mais Sombra ganhou um olhar mais técnico da atual administração municipal, para aumentar sua eficiência e atender aos objetivos de melhorar a oferta de sombra e as condições do meio ambiente.
Na nova fase, uma equipe técnica da Prefeitura realiza o plantio e orienta os munícipes quanto aos tratos culturais. As pessoas interessadas devem solicitar mudas de árvores na Secretaria de Meio Ambiente, que atende no prédio da Prefeitura.
Para o relançamento do projeto, ocorreu o plantio de 34 mudas de oliveiras na Praça Paulo VI (Catedral). O prefeito Fernando Scanavaca, o bispo dom João Mamede, o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi e alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos participaram da atividade.
Outro grande plantio aconteceu na propriedade rural da família Terrassini, na estrada Jurupoca. A ação contou com a parceria do Instituto Água e Terra (IAT) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
A princípio, os participantes plantaram cerca de 350 mudas de espécies de árvores nativas, como a lendária peroba rosa. A atividade integrou estudantes do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, da Escola Municipal Vinícius de Morais e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A equipe do Meio Ambiente também realizou plantios significativos de mudas nas avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, Parigot de Souza e Ivo Shizuo Sooma. Bem como, em praças e logradouros públicos, além de vários endereços (calçadas residenciais e comerciais), atendendo pedidos feitos na Prefeitura.
“Apenas na saída para Xambrê foram plantadas mais de 200 mudas de ipê-amarelo e ipê-branco, com apoio de alunos de uma escola particular da cidade. Além dos efeitos positivos para o ecossistema, envolvemos crianças para contribuir com a educação ambiental. Além disso, despertamos nelas o amor pela natureza e a compreensão de que podem contribuir de forma prática para um meio ambiente melhor”, disse o secretário Cláudio Marconi.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais