A equipe OBemdito: Danilo Martins, Rudson de Souza, Jaqueline Mocellin, Luiz Fernando Abreu, Rodrigo Mello e Leonardo Revesso - Foto: Danilo Martins/OBemdito
O site OBemdito está completando 10 anos. A trajetória iniciou no dia 28 de setembro de 2015, em modo experimental, e ganhou propulsão em 2 de outubro. Por sua velocidade e qualidade, rapidamente se tornou um veículo de comunicação imprescindível para os umuaramenses e também para os moradores da região.
Quando lançado oficialmente, ainda eram raras as opções por sites voltados inteiramente às notícias de todos os segmentos. Além disso, não existiam meios com alta audiência para a veiculação de publicidade.
E a multidão de leitores apaixonada por noticiário sobre economia, política, cotidiano, cultura e variedades não encontrava informações sobre esses gêneros na palma da mão. Umuarama era carente de veículos com reportagens especiais e entrevistas abordando fatos importantes da comunidade umuaramense e das cidades que formam a vasta região Noroeste paranaense.
E OBemdito surgiu causando impacto memorável e resultando num sucesso antes nunca visto na imprensa interiorana. A equipe d’OBemdito circula por todos os cantos e tem centenas de fontes exclusivas que geram noticiário exclusivo que causa repercussão estadual.
Prova disso é que notícias e reportagens são reproduzidas por outros portais de renome no Paraná e no Brasil. Isso comprova a alta competência e experiência da direção e da equipe de redação d’OBemdito ao produzir um material de alta qualidade e, principalmente, calcado na veracidade das informações publicadas.
Resumindo: a verdade está em primeiro lugar respeitando a opinião de todas as fontes. Em seu conteúdo não existe fake news.
O resultado desse trabalho exemplar é que OBemdito tem o dobro da audiência de todos os demais portais da cidade, juntos. Quem diz isso é a plataforma de aferição Similar Web, com base nos números levantados pelo Google. São, em média, 380 mil leitores mensais, que dão pelo menos 4 milhões de acessos.
Vale adiantar que OBemdito está preparando muitas novidades para breve graças ao seu suporte qualificado de tecnologia moderna. Mas quem vai falar disso e da história vivida nestes dez anos é o CEO Leonardo Revesso, idealizador e comandante deste sucesso que orgulha Umuarama por figurar no alto do ranking dos maiores nomes da mídia parananese!
Italo – Como surgiu a ideia de criar um site de notícias?
Leonardo Revesso – Profissionalmente, eu nasci no jornalismo, como estagiário, depois como repórter e, mais tarde como editor-chefe. Iniciei aos 15 anos, no jornal Umuarama Ilustrado, que foi minha escola. Fiquei lá até meus 24 anos, depois de concluir a faculdade de direito. Deixei o jornalismo para migrar para a publicidade. Quis respirar novos ares dentro da comunicação. Criei a agência Salla e, a verdade é que o jornalismo seguiu dentro de mim. Eu sempre disse que um dia, eu voltaria. Sempre fui muito ligado à tecnologia e então eu percebi que havia a necessidade de um veículo de comunicação digital atualizado constante, na velocidade da notícia, o que antes do OBemdito não existia. O bom de tudo é que eu não tive que deixar a Salla para fundar OBemdito. Desde a origem do portal, eu concílio as duas empresas. E também empreendo em outras áreas.
Italo – O que inspirou o nome OBemdito?
Leonardo Revesso – Eu queria um nome marcante, que não se restringisse a apenas uma cidade ou região. Já criei nomes para vários empreendimentos de clientes. Usei a mesma técnica criativa até chegar a OBemdito. Era para ser só Bemdito, mas esse nome já existia, para um outro tipo de negócio. O que a grande maioria das pessoas não sabe é que levei dois anos para colocar OBemdito no ar. Eu não aceitava nada que não surpreendesse, que fosse bom de verdade. Fiquei dois anos bancando toda a operação. Só começamos a monetizar depois que eu tive certeza de ter chegado ao melhor formato, priorizando o jornalismo raiz nessa loucura que é o digital.
Italo – O site OBemdito é um show de notícias que repercutem na mídia do Noroeste e em todo o Paraná. Qual foi a notícia que causou maior impacto e que teve maior audiência?
Leonardo Revesso – Difícil falar uma só notícia. Mas tem uma que foi marcante, porque foi dada na nossa segunda semana de vida. Uma primeira-dama que mobilizou céu e terra para vir à região entregar 200 cobertores para entidades. Esses cobertores, na época, custavam algo em torno de R$ 15 mil, no máximo. A logística, no entanto, mobiliando jatinho, helicóptero e forças de segurança, pelo que levantamos, não saiu por menos de R$ 100 mil. Mostramos isso para nossa audiência. A reportagem incomodou muita gente. Começaram a nos enxergar.
Italo – Me fale da imparcialidade na publicação das notícias preservando a verdade e ouvindo opiniões de todos os lados envolvidos nas reportagens?
Leonardo Revesso – Eu sou muito competitivo. Sempre converso sobre isso com meu time. É muito importante sair na frente, dar a notícia primeiro. Mas entre sair na frente e dar uma informação baseada na verdade dos fatos, ficamos com a segunda. Eu entendo que a credibilidade se constrói punindo os dois lados. E isso é um mantra na nossa redação. Notícia que mostra só um lado dos fatos sempre será manca.
Italo – Qual o assunto mais polêmico: política ou notícias policiais?
Leonardo Revesso – A audiência quer saber de tudo. Mas as notícias policiais sempre chamam mais atenção. Hoje, prestes a me tornar neurocientista por formação, eu entendo o por quê. Nosso cérebro dá preferência a notícias negativas como fator de sobrevivência. É preciso saber o que está acontecendo para saber se defender. Eu, particularmente, não leio muito as matérias policiais, mas estou preparado para escrever sobre tudo. Política é uma área que tenho paixão em escrever. O ser político é muito previsível, por mais que pareça o contrário. Inimigos políticos hoje podem se tornar os melhores amigos amanhã. E a filtragem de mundo passa naturalmente, quer você queira ou não, pela política.
Italo – Você é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. O que significa para você essa arte e a sua dedicação 24hs por dia a esse ofício?
Leonardo Revesso – Eu sempre quis ser jornalista. Quando eu era criança, pegava um sabugo de milho com uma goiaba na ponta e saía fazendo entrevistas. Me formei em direito, poderia ter seguido nessa área, mas é a comunicação que me fascina. E trabalho com uma equipe fantástica, que tem esse mesmo fascínio, essa mesma vocação, esse mesmo sacerdócio.
Italo – Você é o fundador e CEO de dois grandes sucessos da mídia: A Salla Comunicação (publicidade) e o Portal OBemdito (jornalismo). Qual das duas atividades te causa mais prazer e te dá mais sentido de sentir-se um profissional realizado e admirado pela opinião pública e pelos colegas da mídia umuaramense e paranaense?
Leonardo Revesso – Pergunta dificílima. O jornalismo é imparcial, não tem lado. A publicidade é parcial, tem um lado, o do cliente. Até hoje, com quase 35 anos de experiência, eu ainda enfrento alguns conflitos. Eu comigo mesmo. A verdade é que as duas áreas demandam criatividade, entender de gente. Comunicação não é o que a gente fala. É o que o outro entende. Sou um privilegiado por atuar nas duas áreas, respeitando os limites de cada uma.
Italo – Como criador e diretor d’OBemdito quais são as previsões para o futuro? Tem algum projeto que vai causar ainda mais satisfação à multidão de leitores (as)?
Leonardo Revesso – Tem sim. Estamos entrando em uma nova fase, e nossa audiência vai gostar muito do que está por vir. Estamos em uma nova sede, super moderna. Toda a estrutura foi preparada para entrarmos fortes na produção de conteúdo audiovisual, com programas semelhantes aos de TV direto da nossa redação. Vem muita coisa boa e as novidades já começam a ser entregues nas próximas semanas. Outra novidade é a expansão. OBemdito vai chegar a outras cidades e regiões do Paraná. Não se trata de franquia. Vai ser operação própria, com nosso padrão de qualidade.
Italo – Você esperava o retumbante sucesso que OBemdito conquistou na mídia paranaense como um verdadeiro líder de audiência? Quantos leitores tem no site e nas redes sociais?
Leonardo Revesso – A minha equipe sempre me fala que eu não sei (ou demonstro não saber) o tamanho do OBemdito. É claro que eu sei, mas não sou de ficar ostentando. E aí está meu lado jornalista. O verdadeiro jornalista é discreto. Não fala de si. Fala da notícia. Mas vamos lá. Em números, de acordo com a medição do Google, exposta em gráficos também pela plataforma Similarweb, OBemdito tem o dobro da audiência de todos os demais portais da cidade, juntos. São, em média, 380 mil leitores mensais, que nos dão pelo menos 4 milhões de acessos. Temos leitores, além de Umuarama e região, evidentemente, em várias regiões do Paraná e também fora do Brasil.
Profissionais talentos que seguem ou já passaram pelo OBemdito, deixando sua marca de talento
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais