Programa Mais Sombra resulta no plantio de mais de 2 mil árvores em Umuarama
Alunos contribuíram com o plantio de mais de 200 mudas de ipê-amarelo e ipê-branco na saída para Xambrê
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu o plantio de mais de 2 mil árvores em Umuarama, entre nativas, frutíferas e ornamentais. As ações aconteceram em áreas urbanas e também na zona rural. Dessa forma, a Secretaria relançou o Programa Mais Sombra e comemorou o Dia da Árvore (21 de setembro).
Criado para melhorar a arborização urbana, distribuindo mudas de árvores específicas para cada local visando o cumprimento do Plano Municipal de Arborização, o Programa Mais Sombra ganhou um olhar mais técnico da atual administração municipal, para aumentar sua eficiência e atender aos objetivos de melhorar a oferta de sombra e as condições do meio ambiente.
Na nova fase, uma equipe técnica da Prefeitura realiza o plantio e orienta os munícipes quanto aos tratos culturais. As pessoas interessadas devem solicitar mudas de árvores na Secretaria de Meio Ambiente, que atende no prédio da Prefeitura.
Para o relançamento do projeto, ocorreu o plantio de 34 mudas de oliveiras na Praça Paulo VI (Catedral). O prefeito Fernando Scanavaca, o bispo dom João Mamede, o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi e alunos da Escola Municipal Sebastião de Mattos participaram da atividade.
Outro grande plantio aconteceu na propriedade rural da família Terrassini, na estrada Jurupoca. A ação contou com a parceria do Instituto Água e Terra (IAT) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
A princípio, os participantes plantaram cerca de 350 mudas de espécies de árvores nativas, como a lendária peroba rosa. A atividade integrou estudantes do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, da Escola Municipal Vinícius de Morais e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Plantios de árvores aconteceram em vários locais
A equipe do Meio Ambiente também realizou plantios significativos de mudas nas avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, Parigot de Souza e Ivo Shizuo Sooma. Bem como, em praças e logradouros públicos, além de vários endereços (calçadas residenciais e comerciais), atendendo pedidos feitos na Prefeitura.
“Apenas na saída para Xambrê foram plantadas mais de 200 mudas de ipê-amarelo e ipê-branco, com apoio de alunos de uma escola particular da cidade. Além dos efeitos positivos para o ecossistema, envolvemos crianças para contribuir com a educação ambiental. Além disso, despertamos nelas o amor pela natureza e a compreensão de que podem contribuir de forma prática para um meio ambiente melhor”, disse o secretário Cláudio Marconi.

(Informações: Assessoria PMU)





