Política

Trump diz ter abraçado Lula na ONU e anuncia encontro na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que abraçou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. Segundo Trump, os dois concordaram em se encontrar na próxima semana.

“Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos. Concordamos que nos encontraremos na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos”, disse o presidente americano. Ele acrescentou que Lula parecia “um homem muito legal” e que houve “química excelente” entre ambos.

O encontro ocorreu durante a troca de lugares para os discursos. Historicamente, o Brasil é o primeiro país a falar na Assembleia Geral da ONU, seguido pelos Estados Unidos. Ainda assim, o gesto de Trump foi interpretado como uma tentativa de amenizar as tensões entre os dois países. Uma reunião entre Lula e Trump pode acontecer por telefone antes do encontro presencial.

O anúncio de Trump ocorre em meio a sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O governo americano classificou a condenação de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado como injusta e acusou Moraes de ferir direitos humanos e atacar opositores políticos.

Além disso, tarifas de 50% foram impostas a alguns produtos brasileiros, provocando críticas do governo do Brasil. Ainda assim, Trump alertou que “o Brasil está indo mal” e que só conseguirá se fortalecer se trabalhar com os Estados Unidos. “Sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram”, afirmou.

Durante seu discurso na assembleia, Lula respondeu às críticas americanas, sem citar diretamente os Estados Unidos. Ele defendeu que não há justificativa para medidas unilaterais e arbitrárias contra instituições e economia do Brasil. O petista também destacou que os EUA mantêm superávit no comércio bilateral, negando acusações de desequilíbrio.

O diálogo entre os dois líderes ocorre em um cenário de tensão diplomática, mas também abre espaço para negociações futuras sobre comércio e cooperação internacional.

(OBemdito com informações CNN Brasil)

Leia também: Ratinho Junior critica PEC da Blindagem e diz que proposta não atende sociedade

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais