Foto: Reprodução/Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste
O Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste Alexandre Gustavo Dobruski preparou uma programação especial em razão da 19ª Primavera dos Museus, que ocorre em todo o Brasil até o próximo dia 26 de setembro.
Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação busca refletir sobre os desafios do presente e do futuro do planeta. Segundo Elisiane Salzer, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Cruzeiro do Oeste, os visitantes poderão participar de visitas monitoradas até o fim do evento.
“Nós temos as visitas monitoradas, que já acontecem de forma rotineira. Temos atividades de escavação e a principal será na quinta-feira, dia 25, quando teremos uma palestra sobre meio ambiente e mudanças climáticas para alunos do 4º ano do ensino fundamental”, explicou.
As atividades voltadas para crianças incluem um espaço em que elas podem simular o trabalho de paleontólogos. “Nosso principal objetivo é mostrar as espécies de dinossauros do Paraná. Temos atividades voltadas para as crianças. Temos uma caixa de areia com ossos em que elas podem simular o trabalho de paleontologia”, acrescentou.
Inaugurado em 2019, o Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste tornou-se o maior do interior do Paraná na área. O espaço é dedicado à preservação e exposição de fósseis encontrados na região, datados de aproximadamente 80 milhões de anos, do período Cretáceo.
Entre as espécies destacadas estão o pterossauro Caiuajara dobruskii, o dinossauro Vespersaurus paranaensis e o lagarto Gueragama sulamericana. O museu também abriga fósseis de outras espécies ainda em análise para futuras exposições.
Apesar de recente, o museu tem raízes em pesquisas paleontológicas iniciadas na década de 1970. Em 1971, o agricultor Alexandre Gustavo Dobruski e seu filho, João Gustavo Dobruski, descobriram os primeiros fósseis de dinossauros na região. “Só neste ano já recebemos visitação de quatro pesquisadores internacionais, da Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra e Portugal. Eles vêm conferir os fósseis descobertos”, contou Elisiane.
Atualmente, o museu possui seis espécies inéditas, sendo três pterossauros, que são répteis voadores, um lagarto e dois dinossauros, que foram encontrados em Cruzeiro do Oeste.
“Estamos trabalhando em uma ampliação com alguns recursos. No ano que vem teremos mais réplicas de dinossauros, um jardim sensorial e planejamos criar um museu kids. Também temos um laboratório de pesquisas em tramitação”, antecipou.
O museu funciona de segunda-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Localizado na Rua Peabiru, nº 157, no centro de Cruzeiro do Oeste, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3676-4754.
Leia também: Expo Iporã 2025 confirma César Menotti & Fabiano como atração principal
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais