Foto: Reprodução/Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste
O Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste Alexandre Gustavo Dobruski preparou uma programação especial em razão da 19ª Primavera dos Museus, que ocorre em todo o Brasil até o próximo dia 26 de setembro.
Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação busca refletir sobre os desafios do presente e do futuro do planeta. Segundo Elisiane Salzer, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Cruzeiro do Oeste, os visitantes poderão participar de visitas monitoradas até o fim do evento.
“Nós temos as visitas monitoradas, que já acontecem de forma rotineira. Temos atividades de escavação e a principal será na quinta-feira, dia 25, quando teremos uma palestra sobre meio ambiente e mudanças climáticas para alunos do 4º ano do ensino fundamental”, explicou.
As atividades voltadas para crianças incluem um espaço em que elas podem simular o trabalho de paleontólogos. “Nosso principal objetivo é mostrar as espécies de dinossauros do Paraná. Temos atividades voltadas para as crianças. Temos uma caixa de areia com ossos em que elas podem simular o trabalho de paleontologia”, acrescentou.
Inaugurado em 2019, o Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste tornou-se o maior do interior do Paraná na área. O espaço é dedicado à preservação e exposição de fósseis encontrados na região, datados de aproximadamente 80 milhões de anos, do período Cretáceo.
Entre as espécies destacadas estão o pterossauro Caiuajara dobruskii, o dinossauro Vespersaurus paranaensis e o lagarto Gueragama sulamericana. O museu também abriga fósseis de outras espécies ainda em análise para futuras exposições.
Apesar de recente, o museu tem raízes em pesquisas paleontológicas iniciadas na década de 1970. Em 1971, o agricultor Alexandre Gustavo Dobruski e seu filho, João Gustavo Dobruski, descobriram os primeiros fósseis de dinossauros na região. “Só neste ano já recebemos visitação de quatro pesquisadores internacionais, da Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra e Portugal. Eles vêm conferir os fósseis descobertos”, contou Elisiane.
Atualmente, o museu possui seis espécies inéditas, sendo três pterossauros, que são répteis voadores, um lagarto e dois dinossauros, que foram encontrados em Cruzeiro do Oeste.
“Estamos trabalhando em uma ampliação com alguns recursos. No ano que vem teremos mais réplicas de dinossauros, um jardim sensorial e planejamos criar um museu kids. Também temos um laboratório de pesquisas em tramitação”, antecipou.
O museu funciona de segunda-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Localizado na Rua Peabiru, nº 157, no centro de Cruzeiro do Oeste, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3676-4754.
Leia também: Expo Iporã 2025 confirma César Menotti & Fabiano como atração principal
Um capotamento na rodovia PR-489, que liga os municípios de Umuarama e Xambrê, na noite…
Os corpos de Letycia Garcia Mendes e Sttela Dalva Melegari Almeida, ambas de 18 anos,…
O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…
Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…
Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…
O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais