Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste oferece programação especial na 19ª Primavera dos Museus

Atualmente, o museu possui seis espécies inéditas, sendo três pterossauros, um lagarto e dois dinossauros

Foto: Reprodução/Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste
Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste oferece programação especial na 19ª Primavera dos Museus
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 10h19 - Modificado em 23 de setembro de 2025 às 11h03

O Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste Alexandre Gustavo Dobruski preparou uma programação especial em razão da 19ª Primavera dos Museus, que ocorre em todo o Brasil até o próximo dia 26 de setembro.

Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação busca refletir sobre os desafios do presente e do futuro do planeta. Segundo Elisiane Salzer, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Cruzeiro do Oeste, os visitantes poderão participar de visitas monitoradas até o fim do evento.

“Nós temos as visitas monitoradas, que já acontecem de forma rotineira. Temos atividades de escavação e a principal será na quinta-feira, dia 25, quando teremos uma palestra sobre meio ambiente e mudanças climáticas para alunos do 4º ano do ensino fundamental”, explicou.

As atividades voltadas para crianças incluem um espaço em que elas podem simular o trabalho de paleontólogos. “Nosso principal objetivo é mostrar as espécies de dinossauros do Paraná. Temos atividades voltadas para as crianças. Temos uma caixa de areia com ossos em que elas podem simular o trabalho de paleontologia”, acrescentou.

Museu De Paleontologia 01

Inaugurado em 2019, o Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste tornou-se o maior do interior do Paraná na área. O espaço é dedicado à preservação e exposição de fósseis encontrados na região, datados de aproximadamente 80 milhões de anos, do período Cretáceo.

Entre as espécies destacadas estão o pterossauro Caiuajara dobruskii, o dinossauro Vespersaurus paranaensis e o lagarto Gueragama sulamericana. O museu também abriga fósseis de outras espécies ainda em análise para futuras exposições.

Apesar de recente, o museu tem raízes em pesquisas paleontológicas iniciadas na década de 1970. Em 1971, o agricultor Alexandre Gustavo Dobruski e seu filho, João Gustavo Dobruski, descobriram os primeiros fósseis de dinossauros na região. “Só neste ano já recebemos visitação de quatro pesquisadores internacionais, da Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra e Portugal. Eles vêm conferir os fósseis descobertos”, contou Elisiane.

Whatsapp Image 2025 09 23 At 10.22.31

Atualmente, o museu possui seis espécies inéditas, sendo três pterossauros, que são répteis voadores, um lagarto e dois dinossauros, que foram encontrados em Cruzeiro do Oeste.

“Estamos trabalhando em uma ampliação com alguns recursos. No ano que vem teremos mais réplicas de dinossauros, um jardim sensorial e planejamos criar um museu kids. Também temos um laboratório de pesquisas em tramitação”, antecipou.

Whatsapp Image 2025 09 23 At 10.22.34

O museu funciona de segunda-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Localizado na Rua Peabiru, nº 157, no centro de Cruzeiro do Oeste, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3676-4754.

Unnamed (1)
Unnamed (2)
Whatsapp Image 2025 09 23 At 10.22.38
Whatsapp Image 2025 09 23 At 10.22.41

Leia também: Expo Iporã 2025 confirma César Menotti & Fabiano como atração principal

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.