Um Toyota SW4 estacionado na Praça Oscar Thompson ficou sob os galhos da árvore (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A primavera chegou com força em Umuarama. A madrugada desta segunda-feira (22) foi marcada por chuva intensa, ventos de até 65 km/h e trovões que acordaram moradores em vários bairros. O temporal causou quedas de árvores, interdições de vias e deixou 2 mil imóveis sem energia elétrica na Capital da Amizade.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simpepar), o acumulado de chuva previsto para o dia é de 48,5 milímetros, número considerado alto para um único dia. A instabilidade deve se manter ao longo da semana.
Uma das ocorrências mais graves foi a queda de uma árvore de grande porte no cruzamento da avenida Pernambuco com a avenida São Paulo, próximo ao Colégio Malba Tahan. O impacto atingiu a fiação elétrica, trazendo risco de queda de um poste. O trecho entre a rua Minas Gerais e a avenida São Paulo foi isolado pelos agentes de trânsito.
No mesmo cruzamento, dois veículos foram atingidos. Um Toyota SW4 estacionado na Praça Oscar Thompson ficou sob os galhos da árvore, e uma Fiat Toro também foi danificada. O carro pertence a um médico que havia estacionado por volta das 7h antes de seguir para o Hospital Cemil, onde realizaria uma cirurgia. Não houve feridos.
Leia mais: Chuvas fortes e queda de temperatura marcam início da primavera em Umuarama
Outro registro ocorreu na rua Governador Ney Braga, próximo à Secretaria de Saúde, onde um galho caiu sobre um automóvel estacionado, quebrando os vidros. A Defesa Civil de Umuarama ainda realizava um balança dos estragos na cidade quando essa matéria foi publicada.
Além disso, semáforos ficaram desligados no Centro da cidade. Por volta das 8h, o sinaleiro em frente ao Chiquinho da avenida Paraná estava inoperante, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
Segundo balanço parcial da Copel, pelo menos 19 postes foram danificados na região Noroeste, o que deixou 2 mil imóveis sem luz em Umuarama. Em todo o Paraná, 405 mil domicílios permaneciam sem fornecimento de energia elétrica nesta manhã.
Leia mais: Chuvas fortes e ventos de até 77 km/h provocam estragos em várias cidades do Paraná
As equipes registram mais de 5.800 ocorrências para inspeção e reparo e seguem mobilizadas para atender as demandas. A orientação é que moradores evitem locais com postes quebrados ou fios caídos e acionem a Copel pelo aplicativo, site ou telefone 0800 51 00 116.
O temporal afetou diversas regiões do Paraná. Em Altônia e Ubiratã, as rajadas de vento passaram de 100 km/h. No Norte do estado, em Bandeirantes, duas torres de alta tensão caíram devido à força dos ventos. Apesar do impacto, não houve interrupção no fornecimento de energia, restabelecido por rotas alternativas. A Copel prevê concluir a reconstrução das estruturas até o fim da semana.
Além da chuva volumosa, há registro de descargas atmosféricas intensas nesta manhã, principalmente entre o Oeste, Noroeste e Vale do Ivaí.
Nesta segunda, as temperaturas variam entre 15 °C e 26 °C em Umuarama. Na terça (23), a instabilidade persiste, com 22,7 mm de chuva previstos, mínima de 11 °C e máxima de 23 °C. Já na quarta (24), ainda há expectativa de 12,3 mm, com variação entre 13 °C e 27 °C.
O Simepar alerta que a primavera, iniciada oficialmente às 15h19 desta segunda, deve ser marcada por instabilidade e chuvas frequentes, associadas a ventos fortes capazes de causar novos transtornos.
(Com imagens de Danilo Martins/OBemdito)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais