Chuvas fortes e queda de temperatura marcam início da primavera em Umuarama
A previsão indica acumulado de 48,5 milímetros nesta segunda-feira (22) e pancadas de chuva até quarta-feira (24), com trovoadas e ventos fortes
A semana começou com muita chuva em Umuarama. A instabilidade iniciou ainda na madrugada desta segunda-feira (22), acompanhada por ventos intensos e trovoadas que assustaram moradores de vários bairros e também provocaram queda de árvores e interdição de ruas.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuva previsto para hoje é de 48,5 milímetros, número considerado alto para um único dia. A instabilidade deve permanecer até a noite, com possibilidade de novos temporais localizados.
As temperaturas também chamam atenção. Nesta segunda-feira, o dia começou com 15ºC e a máxima durante o dia não deve ultrapassar 26ºC. Apesar da chuva, o clima deve seguir abafado.
Para terça-feira (23), a previsão mantém o padrão instável. São esperados 22,7 milímetros de chuva, distribuídos ao longo do dia. As temperaturas também devem cair e ficam entre 11ºC e 23ºC. Além disso, há risco de pancadas fortes no período da tarde, acompanhadas por descargas elétricas.
Já na quarta-feira (24), as condições climáticas apresentam ligeira melhora, embora ainda haja previsão de 12,3 milímetros de chuva. O dia será marcado por temperaturas entre 13ºC e 27ºC, com sol aparecendo em alguns momentos.
Ainda assim, a tendência mostra que o tempo permanecerá instável até o fim da semana. A primavera começa nesta segunda-feira às 15h19 (horário de Brasília). A estação deverá ser marcada por instabilidade e chuvas frequentes.
Segundo o Simepar, a combinação de ar quente e umidade elevada mantém as condições favoráveis para chuvas volumosas. Do mesmo modo, os ventos fortes podem voltar a causar transtornos, como queda de galhos e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.






