Graça Milanez

Cabeleireiro que começou sob a sombra de um pé de manga comemora sucesso

De um improvisado ‘salão’ debaixo de um pé de manga em Iporã à barbearia moderna e bem estruturada em Umuarama, o cabeleireiro Davi Fernandes dos Santos, 34, construiu uma trajetória marcada por escolhas, capacitação e persistência.

Filho de um boia-fria e de uma faxineira, ele encontrou na profissão de cabeleireiro não apenas sua vocação, mas também uma forma de empreender em um setor cada vez mais valorizado.

Antes de chegar à tesoura, Davi trabalhou cedo. Aos 15 anos, costurava em uma fábrica de roupas; depois, foi para uma indústria de estofados, onde produzia sofás.

O trabalho lhe garantia renda, mas não satisfação. “Eu não me encontrava; sentia que ainda não tinha descoberto o que realmente queria fazer”, lembra o cabeleireiro, casado e pai de dois filhos.

A virada aconteceu em 2016, quando começou a cortar cabelo de amigos e conhecidos, ainda como atividade paralela. “Cortava em casa, no quintal, aproveitando a sombra da mangueira”, conta.

E assim, ganhando experiência e clientes da vizinhança, vem a revelação: “Percebi que minha verdadeira vocação estava ali; o improviso inicial logo se transformou em meta profissional e desejo de empreender, o que me levou, em 2020, a abrir minha barbearia, a Dominus, em Iporã”.

Leia também: Zé do Corte: A trajetória inspiradora de um jovem barbeiro de Umuarama.

Certificações: o barbeiro exibe o certificado da Federação das Escolas de Cabeleireiro

Os passos promissores do cabeleireiro

Mas antes de ter o próprio negócio, Davi começou a investir em qualificação. O primeiro passo deu ali mesmo, numa barbearia da terrinha natal. “Foi a primeira chance para formar a base da minha profissionalização de cabeleireiro… Tudo o que aprendi foi muito importante”, exclama.  

Depois, rumou em busca de mais conhecimentos. Nesse trajeto, fez mais de 20 cursos e workshops em várias cidades, ampliando técnicas e trocando experiências com outros profissionais.

“Tem um que fiz com o Nariko, barbeiro do Neymar, mas meu maior orgulho é o diploma da Federação das Escolas de Cabeleireiros e Similares do Brasil“, conta, exibindo-o com um sorriso.

Bom atendimento: investimento em ambiente acolhedor tem por objetivo o conforto dos clientes

De Iporã para Umuarama

A mudança para Umuarama, no ano passado, foi estratégica. Percebendo que a cidade oferecia mais oportunidades e um mercado mais aquecido, Davi decidiu apostar alto, mesmo que lentamente.

“Antes, comecei a vir a Umuarama para alguns trabalhos esporádicos em barbearias de colegas e fui me adaptando, estudando a possibilidade de me transferir definitivamente para cá; fiquei dois anos estudando o mercado daqui… E deu certo”, comemora o cabeleireiro.

O sucesso dessa guinada é notável: atualmente Davi atende em uma barbearia bacana, espaçosa e bem decorada. “Lá, a Dominus tinha uma cadeira… Aqui, já comecei com três cadeiras”, salienta.

Em sua Dominus, Davi mostra que seu sonho foi realizado

O brio nas palavras é visível também quando faz a comparação entre o antes e o agora: “Difícil não comparar! Vim de uma infância pobre, de uma família que passou muita necessidade! Lutei, prosperei e cheguei aonde sonhava chegar”.

Para ele, sua profissão é uma arte e sua barbearia, um ponto de encontro para diferentes gerações. “É o lugar onde a gente cria laços… Não é só estética, é convivência, por isso investi nesse ambiente aconchegante”, orgulha-se.

== Acompanhe a Dominus no Instagram (clique aqui).

Capacitação e persistência: Davi encontrou na profissão não apenas sua vocação, mas também uma forma de empreender
O começo de Davi: primeiros clientes foram atendidos no quintal da casa dos pais
Graça Milanez

Recent Posts

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 minutos ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

1 hora ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

2 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

3 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

4 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais