Paraná

TJPR empossa quatro novos desembargadores e reforça a magistratura estadual

O TJPR empossou quatro novos desembargadores em sessão solene realizada no Auditório Pleno. A cerimônia foi realizada na última terça-feira (16), e transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Paraná no YouTube.

Jaqueline Allievi, Benjamim Acácio de Moura e Costa, Humberto Luiz Carapunarla e Ricardo Augusto Reis de Macedo receberam as togas de familiares e prometeram cumprir suas funções com ética, honrando a Constituição e as leis. A presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, destacou que a promoção fortalece o Tribunal, trazendo experiência e dedicação ao colegiado mais elevado da Corte.

Em seu discurso, o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira ressaltou a relevância do cargo, afirmando que a função exige firmeza, celeridade e compromisso com os direitos fundamentais da sociedade. “O instante em que se alcança o último degrau da carreira representa o ápice de uma longa trajetória de estudo e trabalho”, afirmou.

Jaqueline Allievi, promovida pelo critério de merecimento, reforçou a responsabilidade do cargo e a necessidade de atuação comprometida com a democracia e a correta aplicação do Direito. “Cada decisão desta Corte repercute na vida concreta das pessoas que confiam na Justiça”, disse a magistrada.

Ricardo Augusto Reis de Macedo, também promovido por merecimento, destacou a importância de uma Justiça que valorize experiência prática, escuta e sensibilidade social. Por outro lado, Benjamim Acácio de Moura e Costa e Humberto Luiz Carapunarla foram promovidos pelo critério de antiguidade, reafirmando o compromisso com a magistratura e o serviço à sociedade.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e representantes de associações de magistrados. Marcel Ferreira dos Santos, presidente da Amapar, ressaltou que o Tribunal se renova com a chegada de magistrados experientes e dedicados. Frederico Mendes Júnior, presidente da AMB, enalteceu as trajetórias distintas e a coragem demonstrada pelos novos desembargadores.

Currículos dos magistrados

Jaqueline Allievi: Natural de Toledo, formada em Direito pela Unipar de Umuarama. Ingressou na magistratura em 1995 como juíza substituta na Seção de Assis Chateaubriand. Atuou nas comarcas de Terra Roxa, Formosa do Oeste, Campina da Lagoa, Ubiratã e Palotina. Em 1998, foi promovida à comarca de Cascavel, atuando como juíza supervisora do Juizado Especial Criminal e do 3º Juizado Especial Cível, Criminal e Fazenda Pública. Tornou-se juíza de Direito substituta em segundo grau em 2024 e atualmente é vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

Humberto Luiz Carapunarla: Natural de Engenheiro Beltrão, graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Direito pela Unicesumar, com foco em Direitos da Personalidade. Ingressou na magistratura em 1991 como juiz substituto em Bandeirantes e Cianorte. Atuou como juiz de Direito em Campina da Lagoa, Mamborê, Santa Isabel do Ivaí, Campo Mourão, Toledo e Maringá. Também foi diretor e professor da Escola da Magistratura do Paraná (Núcleo Maringá).

Benjamim Acácio de Moura e Costa: Nascido em Cerro Azul, formado em Direito pela PUCPR, ingressou na magistratura em 1990. Atuou como juiz substituto em Paranaguá e Colombo, e como juiz titular em Icaraíma, São João do Triunfo, Pato Branco e Toledo. Em Curitiba, foi diretor do Fórum Cível e responsável pela reforma do prédio. Desde 2011, atuava como juiz de Direito substituto em segundo grau, com passagem por diversas Câmaras Cíveis e Criminais, fixando-se na 1ª Câmara Criminal desde 2013.

Ricardo Augusto Reis de Macedo: Natural de Curitiba, graduado em Direito pela PUCPR. Ingressou na magistratura em 1996 como juiz substituto, atuando inicialmente em São José dos Pinhais e Araucária, depois em Pinhão, Paranavaí, Bandeirantes, União da Vitória, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em 2017, foi eleito juiz de Direito substituto do TRE-PR e, em 2019, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça. Desde 2020, exercia função de juiz de Direito substituto em segundo grau.

Leia também: Bancada paranaense dá maioria de votos para urgência da anistia na Câmara

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

4 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

5 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

5 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais