Estudantes do 4º e 5º anos participaram de palestra sobre os perigos do cigarro eletrônico (Foto Prefeitura de Umuarama)
A Escola Municipal Carlos Gomes, em Umuarama, promoveu no último dia 10 uma palestra voltada aos alunos dos 4º e 5º anos sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do cigarro eletrônico.
A atividade fez parte do encerramento do 4º Concurso de Redação “Caps-AD Novos Caminhos”, realizado em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD).
O evento contou com a colaboração das secretarias municipais de Educação e de Saúde. De forma didática e acessível, profissionais explicaram os prejuízos do dispositivo, considerado uma “febre” entre adolescentes e jovens, mas que pode causar sérios danos à saúde.
A palestra foi conduzida pelo médico Matheus Alexandre Victório e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Eliza, dentro do Projeto Saúde na Escola.
O conteúdo reforçou os debates já trabalhados em sala de aula pelo professor Felipe Henrique Pizzi, orientador da turma do 5º ano participante do concurso de redação, cujo tema em 2025 foi a conscientização sobre o cigarro eletrônico.
Para a secretária da Educação, Letícia Labiak, a iniciativa exemplifica a importância da união entre escola e saúde pública.
“A parceria foi fundamental para levar informações confiáveis aos estudantes, promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e os riscos do cigarro eletrônico.
Educadores e profissionais reforçam, assim, o compromisso com a formação de cidadãos informados e conscientes”, afirmou.
O cigarro eletrônico, muitas vezes visto como uma alternativa ao cigarro tradicional, pode causar sérios danos à saúde.
O dispositivo libera substâncias tóxicas e metais pesados que afetam diretamente os pulmões e o sistema cardiovascular.
O uso frequente está associado a doenças respiratórias, aumento do risco de infarto, problemas neurológicos e dependência da nicotina, que está presente em altas concentrações nos líquidos usados para vaporização.
Além disso, estudos apontam que o consumo entre jovens compromete o desenvolvimento cerebral e pode abrir caminho para outros tipos de vício.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Este site utiliza cookies
Saiba mais