Umuarama

Alunos de Umuarama recebem palestra sobre riscos do cigarro eletrônico

A Escola Municipal Carlos Gomes, em Umuarama, promoveu no último dia 10 uma palestra voltada aos alunos dos 4º e 5º anos sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do cigarro eletrônico.

A atividade fez parte do encerramento do 4º Concurso de Redação “Caps-AD Novos Caminhos”, realizado em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD).

O evento contou com a colaboração das secretarias municipais de Educação e de Saúde. De forma didática e acessível, profissionais explicaram os prejuízos do dispositivo, considerado uma “febre” entre adolescentes e jovens, mas que pode causar sérios danos à saúde.

A palestra foi conduzida pelo médico Matheus Alexandre Victório e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Eliza, dentro do Projeto Saúde na Escola.

O conteúdo reforçou os debates já trabalhados em sala de aula pelo professor Felipe Henrique Pizzi, orientador da turma do 5º ano participante do concurso de redação, cujo tema em 2025 foi a conscientização sobre o cigarro eletrônico.

Para a secretária da Educação, Letícia Labiak, a iniciativa exemplifica a importância da união entre escola e saúde pública.

“A parceria foi fundamental para levar informações confiáveis aos estudantes, promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e os riscos do cigarro eletrônico.

Educadores e profissionais reforçam, assim, o compromisso com a formação de cidadãos informados e conscientes”, afirmou.

Cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico, muitas vezes visto como uma alternativa ao cigarro tradicional, pode causar sérios danos à saúde.

O dispositivo libera substâncias tóxicas e metais pesados que afetam diretamente os pulmões e o sistema cardiovascular.

O uso frequente está associado a doenças respiratórias, aumento do risco de infarto, problemas neurológicos e dependência da nicotina, que está presente em altas concentrações nos líquidos usados para vaporização.

Além disso, estudos apontam que o consumo entre jovens compromete o desenvolvimento cerebral e pode abrir caminho para outros tipos de vício.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais