Foto: Jonas Oliveira/AEN
O PP (Progressistas) oficializou Cida Borghetti como pré-candidata ao governo do Paraná nas eleições de 2026. A decisão foi tomada durante reunião da direção estadual do partido liderada por Ricardo Barros.
Segundo nota oficial, a inclusão do nome de Cida nas pesquisas eleitorais é fundamental para que a população tenha clareza sobre as alternativas que estarão em disputa no próximo pleito. Além disso, o partido anunciou que notificará institutos de pesquisa para inseri-la nos próximos levantamentos.
A estratégia do PP é um recado explícito a Sergio Moro, pré-candidato pelo União Brasil, e ao Palácio Iguaçu, bem como uma tentativa de evitar a debandada da bancada de deputados federais. A dispersão poderia enfraquecer ainda mais os planos do estrategista Ricardo Barros.
Recentemente, Moro assumiu a presidência do União Brasil no Paraná, fortalecendo sua pré-candidatura ao governo. Contudo, o PP não demonstra, até o momento, intenções de apoiar o ex-juiz da Lava Jato, mantendo o nome de Cida na disputa.
Caso o partido insista na pré-candidatura de Borghetti, a direção nacional da Federação União Progressista terá de decidir entre Moro e a ex-governadora. Essa indefinição se arrasta até as convenções partidárias e enfraquece as negociações políticas do time de Moro. Ainda assim, Ricardo Barros coloca um “bode na sala” da Federação, ao disputar espaço estratégico.
Além disso, a decisão do PP é um sinal ao Palácio Iguaçu e aos deputados federais do partido, que compartilham a rejeição à candidatura de Moro. Ao lançar Cida no cenário político de 2026, o PP atrapalha planos de Moro e indica uma aproximação ao governo de Ratinho Junior.
A relação entre o PP e Ratinho Junior tem se mantido tensa desde as eleições municipais de 2024. Ainda assim, a sinalização do PP dificilmente será suficiente para acalmar divergências internas, já que deputados federais demonstram interesse em migrar de partido na janela de 2026.
(OBemdito com informações Blog Politicamente)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais