Cotidiano

Paraná reduz homicídios em 30,4% e roubos em 18,6% nos primeiros sete meses de 2025

O Paraná registrou queda expressiva nos índices de criminalidade em 2025, segundo levantamento da Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp). Entre janeiro e julho, os homicídios dolosos caíram 30,4%, passando de 974 para 678 casos, comparando-se com o mesmo período de 2024. Já os roubos tiveram diminuição de 18,6%, reduzindo de 10.967 para 8.926 ocorrências.

“Nossas polícias continuam colhendo resultados positivos na redução da criminalidade em todo o estado. Infraestrutura, tecnologia, aumento do efetivo e viaturas disponíveis fazem diferença na atuação contra a criminalidade, proporcionando mais segurança à população”, afirmou Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná.

Outros crimes também tiveram quedas significativas. Os furtos gerais caíram 5,5%, de 86.535 para 81.788 casos. Os furtos de veículos diminuíram 19,7%, passando de 6.642 para 5.334 registros. Já os roubos de veículos tiveram queda de 27,6%, reduzindo de 1.296 para 938 casos.

Segundo o secretário, os resultados demonstram uma tendência consistente nos últimos anos. “A integração das forças de segurança, valorização de pessoal, treinamento, tecnologia e estrutura têm atacado o crime organizado de forma contínua, tornando o Paraná um dos estados mais seguros do país”, disse Teixeira.

A modernização das forças policiais incluiu scanners, drones e tecnologia de inteligência, elevando o nível de análise criminal. Além disso, os investimentos em segurança pública atingiram R$ 7 bilhões em 2025, o maior volume da história, abrangendo Polícia Militar, Civil, Penal e Científica, com apoio do Corpo de Bombeiros.

O enfrentamento ao tráfico de drogas também avançou. Entre janeiro e julho, foram apreendidas 334,84 toneladas de maconha, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. As apreensões de cocaína subiram 12,7% e de Ecstasy aumentaram 127%, evidenciando maior eficácia das operações policiais.

Com planejamento estratégico, integração e tecnologia, o Paraná consolida-se como referência em segurança pública, mantendo redução consistente de homicídios e roubos em 2025.

Leia também: Famílias de desaparecidos em Icaraíma criticam advogado em carta aberta e pedem justiça

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

53 segundos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

51 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

1 hora ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais