Foto: Colaboração/OBemdito
Um carro abandonado no Parque Primeiro de Maio em Umuarama tem gerado preocupação entre moradores devido à possibilidade de se tornar foco de mosquito da dengue. A situação foi denunciada por Gislaine Bento, residente na Rua dos Taxistas, em contato com a reportagem do OBemdito nesta quinta-feira (4).
Segundo Gislaine, o veículo, um Uno Mille batido, foi deixado em frente à sua casa há cerca de 20 dias. “Há uma semana, algumas pessoas estiveram no local e retiraram os pneus do automóvel, que continua abandonado”, relatou. A moradora questiona a falta de ação das autoridades: “E agora, qual a probabilidade de ele ser retirado de lá?”
Além do abandono, Gislaine alerta para o risco de criadouros de mosquito da dengue, principalmente em bairros já monitorados pelas autoridades de saúde. “Em tempos em que precisamos eliminar focos de dengue, e sendo meu bairro de atenção, é falta de empatia deixar isso acontecer. As autoridades deveriam intervir, responsabilizar os donos e encaminhar o veículo para depósito ou ferro-velho”, completou.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama informou que “a moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone 156, ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, apresentando o endereço do local”.
Segundo o órgão, o Código de Posturas considera como abandono veículos que permaneçam estacionados por mais de 30 dias e apresentem “características exteriores que indiquem a situação”. Após a fiscalização, com vistoria de fiscais no local, o veículo recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias. “Decorrido esse prazo, a remoção poderá ser realizada pelo município”, explicou a nota.
Sobre a questão da dengue, a Prefeitura destacou que o Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso. “Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado para tomar as providências necessárias”, informou a Assessoria.
A moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município (fone 156) ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, na Prefeitura, informando o endereço. O Código de Posturas define que se considera abandono a partir de 30 dias, além de os veículos apresentarem características externas que configurem a situação.
Após a fiscalização, com a vistoria dos fiscais no local, o veículo abandonado recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias após a constatação. Após esse período, a remoção poderá ser realizada pelo município.
Já a questão da dengue é monitorada pelo Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado a tomar providências.
Leia também: Umuarama enfrenta calor nesta quinta antes de frente fria com chuva e vento forte
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais