Cotidiano

Carro abandonado no Primeiro de Maio preocupa moradora e aumenta risco de focos de dengue

Um carro abandonado no Parque Primeiro de Maio em Umuarama tem gerado preocupação entre moradores devido à possibilidade de se tornar foco de mosquito da dengue. A situação foi denunciada por Gislaine Bento, residente na Rua dos Taxistas, em contato com a reportagem do OBemdito nesta quinta-feira (4).

Segundo Gislaine, o veículo, um Uno Mille batido, foi deixado em frente à sua casa há cerca de 20 dias. “Há uma semana, algumas pessoas estiveram no local e retiraram os pneus do automóvel, que continua abandonado”, relatou. A moradora questiona a falta de ação das autoridades: “E agora, qual a probabilidade de ele ser retirado de lá?”

Além do abandono, Gislaine alerta para o risco de criadouros de mosquito da dengue, principalmente em bairros já monitorados pelas autoridades de saúde. “Em tempos em que precisamos eliminar focos de dengue, e sendo meu bairro de atenção, é falta de empatia deixar isso acontecer. As autoridades deveriam intervir, responsabilizar os donos e encaminhar o veículo para depósito ou ferro-velho”, completou.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama informou que “a moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone 156, ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, apresentando o endereço do local”.

Segundo o órgão, o Código de Posturas considera como abandono veículos que permaneçam estacionados por mais de 30 dias e apresentem “características exteriores que indiquem a situação”. Após a fiscalização, com vistoria de fiscais no local, o veículo recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias. “Decorrido esse prazo, a remoção poderá ser realizada pelo município”, explicou a nota.

Sobre a questão da dengue, a Prefeitura destacou que o Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso. “Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado para tomar as providências necessárias”, informou a Assessoria.

Confira a nota na integra:

A moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município (fone 156) ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, na Prefeitura, informando o endereço. O Código de Posturas define que se considera abandono a partir de 30 dias, além de os veículos apresentarem características externas que configurem a situação.

Após a fiscalização, com a vistoria dos fiscais no local, o veículo abandonado recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias após a constatação. Após esse período, a remoção poderá ser realizada pelo município.

Já a questão da dengue é monitorada pelo Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado a tomar providências.

Leia também: Umuarama enfrenta calor nesta quinta antes de frente fria com chuva e vento forte

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais