Fotos: Assessoria Aciu
O psiquiatra Guilherme Derenusson esteve na Aciu para falar sobre saúde mental e a construção de um novo modelo de relações humanas no trabalho. Ele participou do Café com Associados na manhã desta terça-feira (2), com profissionais de diferentes segmentos.
A palestra fortalece as ações da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. O especialista repassou orientações sobre ações de prevenção nas empresas, visando que os colaboradores sigam com suas atividades com saúde.
“É preciso falar sobre uma epidemia silenciosa de transtornos mentais que afeta a população e que cresceu muito no último ano. O trabalho é o local que passamos a maior parte do nosso tempo, por isso, o ambiente demanda de muito cuidado para que não se agrave a condição de saúde mental dos trabalhadores”, afirma Derenusson.
Durante a apresentação, o profissional destacou benefícios para as empresas que investem na saúde mental dos funcionários. Entre eles, a redução de custos, melhora na reputação, aumento de produtividade e retenção de talentos.
O psiquiatra também lembrou que transtornos mentais podem ser decorrentes de diversos fatores. Os exemplos são: predisposição genética, experiência negativa no desenvolvimento pessoal, hábitos de vida inadequados, bem como, relações pessoais prejudicadas.
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, destacou a importância da palestra como forma de chamar a atenção dos empresários associados para os cuidados emocionais com as equipes.
“A presença do Dr. Guilherme é muito importante e estamos com muitas tratativas acerca da qualidade de vida. E de um ambiente de trabalho que esteja voltado à preocupação com a saúde mental e emocional dos trabalhadores”, avalia.
Derenusson lembrou ainda que o Setembro Amarelo é um momento que a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu para que possamos parar para refletir sobre condições mentais que afetam a coletividade. “Uma pessoa doente afeta a família, a empresa, a produtividade dos negócios e a comunidade ao seu redor”, enfatiza.
Ele finalizou a apresentação explicando sobre a implantação da NR1 (norma regulamentadora). E deixou a mensagem de que “a proteção da saúde mental, não é um custo a ser minimizado, mas um investimento que gera retornos significativos para todos os envolvidos”.
(Informações: Assessoria Aciu)
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais