Brasil

Gonet diz que provas confirmam tentativa de golpe de Estado liderada por Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou nesta terça-feira (2) que provas documentais, testemunhos e registros confirmam que o ex-presidente Jair Bolsonaro liderou uma tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, a articulação buscava manter o ex-chefe do Executivo no poder após a derrota eleitoral em 2022.

“Não há como negar fatos praticados publicamente, planos apreendidos, diálogos documentados e bens públicos deteriorados”, afirmou Gonet em sua sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador citou a minuta de decreto golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, além de depoimentos de ex-comandantes militares. Entre eles, Marco Antônio Freire Gomes, do Exército, e Carlos de Almeida Baptista Júnior, da Aeronáutica, que confirmaram ter recebido propostas de decretos autoritários em reunião com Bolsonaro.

Ainda mais, Gonet destacou documentos apreendidos pela Polícia Federal (PF) em endereços ligados aos acusados. Entre os materiais, estavam planos identificados como Operação 142, Punhal Verde e Amarelo e Copa 2022. Este último previa até a eliminação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, e dos então eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

“O golpe foi minuciosamente planejado, com etapas descritas em detalhes”, disse o procurador. Para ele, as provas desmontam a narrativa das defesas de que não houve intenção de romper a ordem democrática.

Em relação direta a Bolsonaro, Gonet citou reuniões ministeriais, discursos de 7 de setembro e falas em vídeo. Em todas, segundo ele, houve intenção clara de insuflar militantes contra o sistema eleitoral e contra ministros do Supremo. “A escalada da agressividade discursiva não era episódica, mas parte de uma estratégia autoritária”, reforçou.

O julgamento no STF envolve Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares. Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, atentado violento ao Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio público. As penas, em caso de condenação, podem ultrapassar 40 anos.

A análise ocorre na Primeira Turma do Supremo, em Brasília, e deve se estender até 12 de setembro. O processo é transmitido ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e canal oficial do STF no YouTube.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Leia também: A boa notícia que anima Alexandre Curi na disputa pela sucessão de Ratinho Junior

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

19 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

39 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais