Brasil

Gonet diz que provas confirmam tentativa de golpe de Estado liderada por Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou nesta terça-feira (2) que provas documentais, testemunhos e registros confirmam que o ex-presidente Jair Bolsonaro liderou uma tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, a articulação buscava manter o ex-chefe do Executivo no poder após a derrota eleitoral em 2022.

“Não há como negar fatos praticados publicamente, planos apreendidos, diálogos documentados e bens públicos deteriorados”, afirmou Gonet em sua sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador citou a minuta de decreto golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, além de depoimentos de ex-comandantes militares. Entre eles, Marco Antônio Freire Gomes, do Exército, e Carlos de Almeida Baptista Júnior, da Aeronáutica, que confirmaram ter recebido propostas de decretos autoritários em reunião com Bolsonaro.

Ainda mais, Gonet destacou documentos apreendidos pela Polícia Federal (PF) em endereços ligados aos acusados. Entre os materiais, estavam planos identificados como Operação 142, Punhal Verde e Amarelo e Copa 2022. Este último previa até a eliminação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, e dos então eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

“O golpe foi minuciosamente planejado, com etapas descritas em detalhes”, disse o procurador. Para ele, as provas desmontam a narrativa das defesas de que não houve intenção de romper a ordem democrática.

Em relação direta a Bolsonaro, Gonet citou reuniões ministeriais, discursos de 7 de setembro e falas em vídeo. Em todas, segundo ele, houve intenção clara de insuflar militantes contra o sistema eleitoral e contra ministros do Supremo. “A escalada da agressividade discursiva não era episódica, mas parte de uma estratégia autoritária”, reforçou.

O julgamento no STF envolve Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares. Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, atentado violento ao Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio público. As penas, em caso de condenação, podem ultrapassar 40 anos.

A análise ocorre na Primeira Turma do Supremo, em Brasília, e deve se estender até 12 de setembro. O processo é transmitido ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e canal oficial do STF no YouTube.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Leia também: A boa notícia que anima Alexandre Curi na disputa pela sucessão de Ratinho Junior

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais