Saúde

Secretaria de Saúde de Umuarama recebe nova ambulância com UTI móvel do Estado

Umuarama foi uma das cidades contempladas com a entrega de 150 novas ambulâncias de última geração. Os veículos são totalmente equipados com o que há de mais moderno em salvamento e suporte à vida. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), no estacionamento do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Hailton Joaquim de Oliveira, recebeu o veículo representando a secretária, Dra. Lisbeth Scanavaca. Também participaram os representantes da 12ª Regional de Saúde, Marco Antônio, e do Samu Noroeste, Valéria Bononi.

Com estrutura de UTIs móveis, as ambulâncias chegam para fortalecer o atendimento de urgência e emergência em todas as regionais do Estado, com um investimento aproximado R$ 82,5 milhões pelo governo do Estado. A unidade atenderá Umuarama e região, em substituição à ambulância desse porte que está em uso desde 2019.

Cada ambulância, orçada em cerca de R$ 550 mil, acompanha cadeira de rodas, ventilador mecânico (respirador), monitor cardíaco, DEA (desfibrilador automático externo), oxímetro portátil, bomba infusora e aspirador portátil, permitindo que os municípios estruturem salas de estabilização e aprimorem o atendimento pré-hospitalar.

Nesta etapa, o Estado entregou 100 ambulâncias para cidades que contam com Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu – como é o caso de Umuarama. O Governo selecionou locais considerados potenciais de expansão do serviço e também para unidades próprias do Estado.

O repasse das outras 50 unidades será nos próximos dias. O governador Ratinho Junior, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou os contemplados. Confira mais detalhes aqui.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais