Curso vai ensinar abertura de aceiros e uso de equipamentos no combate direto ao fogo (Foto Prefeitura de Umuarama)
Em período de estiagem e aumento do risco de queimadas no campo, produtores rurais e brigadistas de Umuarama terão a oportunidade de se capacitar gratuitamente para lidar com incêndios ambientais. De 4 a 6 de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Faep e o Sindicato Rural promovem um curso com 24 horas de duração voltado à prevenção e ao combate seguro ao fogo.
O treinamento é direcionado a trabalhadores da brigada ambiental e produtores interessados em ampliar os conhecimentos sobre o processo de combustão, tipos de incêndios e formas de propagação.
“Além das ações de prevenção, quem fizer o curso aprenderá técnicas de combate a incêndios florestais, destacando as ferramentas e os equipamentos utilizados na abertura de aceiros e no combate direto ao fogo”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.
Os organizadores ressaltam a importância do planejamento prévio e da detecção rápida de focos para minimizar perdas materiais e garantir a segurança das pessoas. O curso inclui ainda noções de primeiros socorros para orientar os participantes no atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 vagas. Interessados devem ter mais de 18 anos, serem alfabetizados e apresentar boas condições de saúde. O contato pode ser feito pelo telefone (44) 3623-2646 ou pelo e-mail sindicatoumuarama@gmail.com. Ao final, os participantes recebem certificado emitido pelo Senar e Faep.
Um incêndio em uma área de pasto de uma propriedade rural em Cruzeiro do Oeste mobilizou o Corpo de Bombeiros de Umuarama neste domingo (31). De acordo com as informações, as chamas começaram por volta das 9h e rapidamente se espalharam pela vegetação seca. O calor intenso e o vento forte agravaram a situação.
Apesar do susto, não houve registro de feridos nem de residências atingidas. As equipes permaneceram na área até o fim da tarde para evitar novos focos de incêndio. As autoridades lembram que provocar incêndio ambiental é crime previsto na legislação brasileira. Do mesmo modo, a responsabilidade pode resultar em multas e até prisão.
O Corpo de Bombeiros orienta que qualquer foco de fogo deve ser comunicado imediatamente pelo telefone 193. A rápida notificação ajuda a reduzir danos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais