Política

TRE-PR adia novamente julgamento sobre mandato do vereador Lucas Grau

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) adiou mais uma vez o julgamento do recurso do partido Novo que tenta manter o mandato do vereador Lucas Grau. A sessão, inicialmente marcada para quarta-feira (3), foi remarcada para o dia 10 de setembro.

Esta é a segunda alteração de data. Na primeira, o processo foi retirado da pauta da sessão virtual para atender a pedidos de sustentação oral da defesa do vereador e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), autor da ação. Agora, o julgamento será realizado de forma presencial.

“Não há nada de novo, e também não houve qualquer manobra política. A mudança ocorreu apenas para que todos os desembargadores pudessem estar presentes na sessão”, afirmou o advogado Rafael Marchiani Paião, representante do PSB.

A alteração visa garantir quórum completo para a apreciação do recurso, segundo os desembargadores do TRE-PR.

Recurso busca manter mandato

O recurso tem o objetivo de anular a decisão da juíza Sandra Lustoza, da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, e também a manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral em Curitiba.

O caso se refere a um recurso eleitoral contra a ação de perda de mandato julgada procedente pela Justiça Eleitoral de primeira instância. Entre os recorrentes estão Juliana Clara Mônico, Lucas Grau Gonçalves e o partido Novo.

Grau teve o mandato cassado após decisão da Justiça Eleitoral de Umuarama, que atendeu a ação movida pelo PSB. O partido acusou o Novo de registrar uma candidatura fictícia para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres exigida pela legislação eleitoral.

Segundo a sentença, a candidata Juliana Clara Mônico não realizou campanha e atuou apenas de forma figurativa, “para preencher a vaga e maquiar o cumprimento da regra”. A relatoria do caso no TRE-PR é da desembargadora eleitoral Tatiane de Cassia Viese.

Polêmica sobre candidatura “laranja”

Em abril, o vereador publicou um vídeo nas redes sociais no qual chamou a decisão da juíza Sandra Lustoza de “fake news”. Ele baseou a crítica em parecer do Ministério Público Eleitoral, que não tem competência para julgar processos, apenas para se manifestar.

A prática conhecida como candidatura “laranja” consiste em registrar nomes sem intenção real de concorrer, apenas para cumprir a legislação. Pela lei, partidos e federações devem reservar ao menos 30% das candidaturas para cada gênero. O descumprimento pode levar à cassação de todos os eleitos pela legenda.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Polícia apreende mais de 400 quilos de maconha e veículo clonado após perseguição

Uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do…

7 minutos ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 38 milhões nesta terça-feira

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (7) um prêmio acumulado de R$ 38 milhões. Apostas podem…

22 minutos ago

Grupo Inove Decor transforma ambientes com qualidade e sofisticação há mais de 9 anos

Com mais de nove anos de atuação no mercado, o Grupo Inove Decor se consolidou…

46 minutos ago

Identificado homem encontrado morto em represa de Mariluz

Foi identificado como Reginaldo Francisco dos Santos, de 51 anos, o homem encontrado morto em…

1 hora ago

Morre aos 95 anos Benedito Ruy Barbosa, mestre da dramaturgia brasileira

O dramaturgo Benedito Ruy Barbosa morreu aos 95 anos na manhã desta terça-feira (7), em…

1 hora ago

Acidente deixa jovem ferido e mobiliza Samu e Bombeiros em Altônia

Jovem de 22 anos ficou ferido após perder o controle da direção e bater uma…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais