Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28) uma resolução que altera as regras do Pix. O objetivo é melhorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e agilizar o retorno de valores para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.
A partir de 1º de outubro, o MED funcionará 100% digitalmente, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira. Todos os bancos participantes disponibilizarão a ferramenta dentro dos próprios aplicativos do Pix. A medida permite contestar transações de forma direta, simplificando o processo de devolução de recursos.
Segundo o BC, o autoatendimento do MED aumenta a rapidez na contestação de transações fraudulentas. “Isso eleva a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução ao cliente”, afirmou a instituição.
Outra mudança prevista é que a devolução poderá ser feita a partir de contas diferentes da usada na fraude. Até então, a restituição só era possível na conta original. O problema é que fraudadores costumam transferir rapidamente os recursos para outras contas, dificultando a devolução.
Com o aprimoramento, o MED rastreará possíveis caminhos do dinheiro. As informações serão compartilhadas com os participantes da transação, permitindo que o valor seja devolvido em até 11 dias após a contestação. Essa funcionalidade estará disponível de forma facultativa a partir de 23 de novembro e se tornará obrigatória em fevereiro de 2026.
“O BC espera aumentar a identificação de contas usadas em fraudes e a devolução de valores, desestimulando novas tentativas. O compartilhamento de informações também impedirá o uso das contas em outros golpes”, informou o banco.
Criado em 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em fraudes comprovadas ou erros operacionais das instituições financeiras. A ferramenta não cobre desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé ou Pix enviados para chaves erradas por engano do pagador.
Leia também: Acidente grave deixa veículos destruídos na BR-376, em Sarandi
(Informações: Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais