Umuarama

Feira do Produtor estreia no Shopping Palladium Umuarama com foco em produtores locais

Neste sábado (30), o Shopping Palladium Umuarama inaugura a Feira do Produtor, espaço dedicado a valorizar a produção local e aproximar os consumidores do que há de melhor na Capital da Amizade. Ao todo, 20 expositores vão oferecer uma diversidade de itens que inclui hortaliças frescas, frango caipira, café moído na hora, pamonha, cural, bolos, filé de tilápia, caldo de cana, pastéis, mel, pães, ovos, flores, temperos, artefatos gaúchos, artesanato em madeira, entre outros produtos típicos.

Da infância no campo ao dom pelos doces

Entre os participantes está a produtora Marilini Della Valentina, mais conhecida como Mari. Filha de agricultores, ela cresceu em contato com a terra e com as tradições da família. Foi ainda na adolescência que descobriu a paixão pela produção de doces, influenciada principalmente pelo trabalho da mãe.

“Sempre via minha mãe fazendo o doce, meu pai sempre lidando com a terra e é uma coisa que eu gosto. O tempo passou, me casei, meu esposo também veio trabalhar conosco e a gente estava sempre na parte das verduras, hortaliças e algumas frutas. Um dia minha cunhada pediu para eu fazer uma compota para uma festa na igreja. Era um brinde e, quem recebeu, gostou e começou a perguntar quem que fez. A partir disso comecei com a venda dos doces”, contou Mari.

Ampliação da produção e chegada da maternidade

Com o tempo, Mari foi adaptando a produção às demandas dos clientes. Depois de 18 anos de casamento, ela e o marido decidiram adotar três irmãos. A chegada dos filhos trouxe também a necessidade de aumentar a renda para poder se dedicar ao cuidado da família.

“Eu queria que os meus filhos tivessem o cheiro de mãe, né? Aí para conseguir participar ativamente da criação deles ampliei a produção. Comecei a produção das geleias, molhos, fazendo curso, aprendendo a pasteurização certinha e colocando tudo em prática aquilo que eu aprendi”, explicou.

Leia também: Shopping Palladium aposta em conexões reais com campanha ‘Na real, a vida pode ser mais’

Reconhecimento além das fronteiras

A produtora buscou capacitação e chegou a representar a região em feiras de outros estados.

“Já fui até para Brasília com tudo pago, avião, translado, hotel e alimentação. Fui numa feira grande lá, onde todos os estados estavam e eu era uma entre as nove do Paraná e fui representando a nossa região. Meu objetivo é querer ir cada vez mais longe, né? Especializando e mudando, trazendo novidades para os clientes”, relatou.

Para ela, eventos como a Feira do Produtor são fundamentais para fortalecer a visibilidade do trabalho, bem como, atrair novos consumidores.

“Sinto primeiramente gratidão por participar dessa feira e realizada naquilo que eu gosto de fazer. Eu e meu marido estamos sempre trabalhando juntos. Ele é meu parceiro, né? Me emociona que todo o esforço que eu tô fazendo tá dando certo, o sonho que estava no meu coração. Deus tá abençoando. Hoje a nossa renda vem da feira e a maior renda tá sendo na produção dos doces”, disse.

O processo artesanal

As compotas de Mari levam de dois a três dias para ficarem prontas. O processo exige cuidado: atingir o ponto do cozimento, deixar o doce descansar na calda, envazar e, logo depois, realizar a pasteurização. Todos os produtos são artesanais, livres de corantes tanto quanto de conservantes. Como resultado, a cor final vem da própria fruta utilizada.

Já os doces cristalizados, como por exemplo os de abóbora e mamão, demandam entre oito e nove dias para ficarem prontos. Só o processo de fervura leva de quatro a cinco dias, dependendo da quantidade de água da fruta.

“São processos lentos, onde a água do produto vai sendo eliminada e a fruta absorve a calda, criando uma espécie de gelatina interna. Logo depois desse período de fervura, os doces secam sozinhos. Ele não é passado no açúcar, mas vai criando pequenos cristais naturalmente. Esse é meu diferencial e um pouco do segredo dessa produção do cristalizado, mas tem mais alguns detalhes na produção aí”, brincou Mari.

Serviço

A Feira do Produtor acontece todos os sábados, das 14h às 19h, no estacionamento próximo ao acesso G1 do Shopping Palladium Umuarama. O horário de funcionamento do shopping é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e a área de lazer funcionam diariamente, das 11h às 22h.

Quem quiser acompanhar novidades, promoções e eventos pode seguir o perfil oficial do shopping no Instagram.

Fotos: Danilo Martins/OBemdito Vídeo: Jean Soriani/Agência Salla
Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais