Foto: Reprodução
Um vídeo que está circulando pelas redes sociais mostra o avistamento de uma onça-pintada (Panthera onca) em uma propriedade rural próxima ao entroncamento da PR-323 com a PR-477, na região de Umuarama e Cruzeiro do Oeste. Na filmagem, feita na tarde de quarta-feira (27), é possível ver o grande felino caminhando em meio a uma plantação, enquanto é observada por trabalhadores rurais.
OBemdito entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, que confirmou que o órgão foi mobilizado para atender a situação. O gerente regional Luiz Carlos Cardoso explicou que conversou com a pessoa que fez o registro das imagens, e, no período da tarde irá mobilizar as equipes para iniciar os trabalhos de monitoramento do animal.
O técnico Vilson Simplício dos Santos também explicou que onças-pardas (Puma concolor) são mais comuns na região, ocasionalmente responsáveis por ataques a rebanhos. Atualmente, o órgão também está monitorando ataques a uma propriedade rural em Perobal, que já registrou ataques que resultaram no abate de aproximadamente 20 carneiros em um período de 3 meses. No último fim de semana, inclusive, os felinos abateram 4 carneiros na propriedade.
Santos explica que os ataques são também o resultado das queimadas que ocorreram no último ano, que afetaram o sistema de caça dos animais – que agora recorrem à alimentos em propriedades rurais. Além disso, nesta época do ano é o período em que elas começam a ter filhotes, o que demanda mais alimento e, por consequência, mais ataques. Há também avistamento de filhotes, que eventualmente são ensinados a caçar pelas mães.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais