Umuarama

Onça-pintada é filmada na região de Umuarama por trabalhadores rurais

Um vídeo que está circulando pelas redes sociais mostra o avistamento de uma onça-pintada (Panthera onca) em uma propriedade rural próxima ao entroncamento da PR-323 com a PR-477, na região de Umuarama e Cruzeiro do Oeste. Na filmagem, feita na tarde de quarta-feira (27), é possível ver o grande felino caminhando em meio a uma plantação, enquanto é observada por trabalhadores rurais.

OBemdito entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, que confirmou que o órgão foi mobilizado para atender a situação. O gerente regional Luiz Carlos Cardoso explicou que conversou com a pessoa que fez o registro das imagens, e, no período da tarde irá mobilizar as equipes para iniciar os trabalhos de monitoramento do animal.

Ataques de onças na região

O técnico Vilson Simplício dos Santos também explicou que onças-pardas (Puma concolor) são mais comuns na região, ocasionalmente responsáveis por ataques a rebanhos. Atualmente, o órgão também está monitorando ataques a uma propriedade rural em Perobal, que já registrou ataques que resultaram no abate de aproximadamente 20 carneiros em um período de 3 meses. No último fim de semana, inclusive, os felinos abateram 4 carneiros na propriedade.

Foto: Colaboração/IAT

Santos explica que os ataques são também o resultado das queimadas que ocorreram no último ano, que afetaram o sistema de caça dos animais – que agora recorrem à alimentos em propriedades rurais. Além disso, nesta época do ano é o período em que elas começam a ter filhotes, o que demanda mais alimento e, por consequência, mais ataques. Há também avistamento de filhotes, que eventualmente são ensinados a caçar pelas mães.

Foto: Colaboração/IAT
Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais