Paraná

Umuarama registra saldo positivo de empregos e Paraná mantém expansão em 2025

Umuarama consolidou saldo positivo na geração de empregos formais em 2025. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade abriu 826 vagas entre janeiro e julho. O desempenho coloca o município na lista de destaque entre os 327 paranaenses que registraram mais contratações do que demissões no período.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que 82% das cidades do Paraná tiveram saldo positivo. Apenas Santa Inês, no Noroeste, apresentou equilíbrio entre admissões e desligamentos. Outras 61 cidades, equivalentes a 18% do total, fecharam no vermelho.

No Estado, foram abertas 102,3 mil novas vagas formais nos primeiros sete meses do ano. Curitiba segue como principal polo de geração de empregos, com 23.977 postos criados. Londrina aparece em segundo lugar, com 7.252, seguida por São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, com 4.741.

Também se destacam Cascavel (4.530), Maringá (3.918), Toledo (3.514) e Ponta Grossa (2.358). Entre as cidades com saldo acima de mil vagas estão Foz do Iguaçu (1.981), Araucária (1.821), Arapongas (1.812) e Colombo (1.770).

Leia também: Temperaturas sobem em Umuarama nesta quinta-feira, com clima seco e sem instabilidade

No recorte de julho, o Paraná abriu 8.140 empregos formais. Umuarama manteve crescimento no mês, enquanto a liderança ficou novamente com Curitiba, que criou 2.461 postos. São José dos Pinhais aparece na sequência com 979, seguida por Londrina (657) e Santo Antônio da Platina (454).

O saldo positivo também se confirmou no período de 12 meses, entre agosto de 2024 e julho de 2025. Nesse intervalo, o Estado abriu 104.606 vagas, com 313 municípios no azul, dois estáveis e 84 em queda.

Curitiba lidera o ranking estadual nesse recorte, com 22.288 novos empregos. Londrina (7.224) e São José dos Pinhais (6.093) completam o pódio. O bom desempenho de cidades médias, como Umuarama, evidencia a capilaridade da economia paranaense.

O resultado consolida o Paraná como o terceiro maior empregador do Brasil em 2025, reforçando a competitividade do Estado e a força de suas economias regionais.

(OBemdito com informações AEN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais