Cotidiano

Veículo é destruído por incêndio de causa desconhecida na rodovia PR-323

Um veículo foi consumido pelas chamas no fim da tarde desta terça-feira (19) na rodovia PR-323, na altura do km 183, em Dr. Camargo. O incêndio começou por volta das 17h e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar o fogo.

Segundo a ocorrência registrada pela Polícia Rodoviária Estadual, o carro estava parado desde as 5h da manhã no local. O proprietário só percebeu o incêndio horas depois, quando o veículo já estava tomado pelas chamas. Apesar do susto, não houve feridos nem registro de vítimas.

Possíveis causas

As causas de incêndio em automóveis são diversas e, muitas vezes, resultam de uma combinação perigosa de fatores. Uma das origens mais comuns está no sistema elétrico do veículo.

Instalações malfeitas, como a colocação de acessórios (alto-falantes, alarmes, faróis adicionais) sem a proteção adequada de fusíveis, podem sobrecarregar os fios, levando ao superaquecimento e à ignição da fiação e dos plásticos próximos.

Fios desencapados, mal isolados ou corroídos pelo tempo também criam curtos-circuitos, que são faíscas prontas para encontrar um combustível, como vazamentos de óleo ou sujeira acumulada no motor.

Outro ponto crítico é o sistema de combustível. Vazamentos são extremamente perigosos, pois o combustível é altamente inflamável e seu vapor pode ser facilmente incendiado.

Mangueiras ressecadas, conexões frouxas ou o tanque de combustível danificado (por exemplo, em uma colisão) permitem que o líquido escorra e se acumule sobre superfícies quentes do motor, como o escapamento ou o bloco do motor, atingindo sua temperatura de ignição.

O sistema de injeção, sob alta pressão, também se torna um risco se houver uma falha em suas linhas.

A parte mecânica do veículo não fica de fora. O superaquecimento do motor é uma causa frequente. Um vazamento de óleo lubrificante que atinge o escapamento, que pode estar a centenas de graus Celsius, pega fogo quase instantaneamente.

Problemas no sistema de arrefecimento, como falta de líquido ou falha da ventoinha, fazem com que o motor atinja temperaturas anormais, podendo incendiar componentes plásticos e borrachas, além de fazer com que o óleo interno perca suas propriedades e possa queimar.

Freios travados ou rolamentos de roda superaquecidos por atrito excessivo também podem gerar calor suficiente para incendiar pneus ou pastilhas de freio.

Rudson de Souza

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