Umuarama

Exposição leva arte de Abraão Hachicho a quatro cidades do Paraná

A exposição itinerante ‘Primitivo’, assinada pelo artista plástico umuaramense Abraão Hachicho, vai circular por quatro cidades paranaenses — Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Curitiba. As datas ainda não foram divulgadas.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recurso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. A iniciativa busca democratizar e valorizar o acesso às artes visuais no Estado.

Para a mostra, que vai contemplar as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Curitiba, mais de 50 obras [óleo sobre tela] foram selecionadas; todas narram, com cores e traços marcantes, a história do pioneirismo de Umuarama e outros temas.

Para a proponente do projeto, Daniela Soares dos Santos, de Cascavel, a arte do pintor transcende rótulos. “Ela transita entre a expressividade Naif, Primitivista e Realista popular; sua força reside na liberdade: ela não pretende ser, ela é”, explica.

Feliz da vida: Abraão Hachicho terá mais de 50 obras circulando pelo Paraná

O curador Luiz Carlos Brugnera, que é artista visual conceituado, vai além. “A obra de Hachicho é reconhecida pela força e identidade; sua pintura primitiva é uma das mais expressivas no cenário nacional”, afirma.

“Mais do que exibir quadros, ‘Primitivo’ convida o público a refletir sobre memória, identidade e história, reforçando o papel da arte como ponte entre o passado e o presente”, reforça Brugnera.

Anos 60, em Umuarama: Obra de Abraão Hachicho retrata primeiro prédio da cidade

“Estou muito feliz”, diz Hachicho

No alto de seus 79 anos de idade, Hachicho diz estar vivendo um momento especial: “Não fui atrás, não articulei nada… Fui escolhido para essa exposição e isso me deixa muito feliz”.

Para ele, é um reconhecimento que chega naturalmente; é a oportunidade que reforça o valor e a permanência de sua arte ao longo das décadas e que o deixa ainda mais orgulhoso.

Hachicho conta que começou a pintar [óleo sobre tela] com 13 anos de idade. “Já são mais de 60 anos dedicados a esta arte, que é minha inspiração para a vida”, exclama o artista que tem centenas de quadros com sua assinatura.

“Minhas obras adornam espaços públicos, residências, no Brasil e em outros países, reforçando meu papel como guardião da memória coletiva e eternizando histórias para todas as idades”, comemora. 

Pioneirismo: Casas de madeira fazem parte dos temas abordados por Abraão Hachicho em suas telas

Compromisso com a identidade cultural

Com sua peculiar calma e olhar discreto, Hachicho recebeu OBemdito em sua residência. Ele nos mostrou seu espaço de trabalho: a varanda da casa.

Também nos levou para os dois ambientes onde guarda seus quadros prontos: o escritório e um quarto, ambos lotados! O colorido dos traços impressiona!

Geralmente, Hachicho pinta no verão [ou melhor, em dias de clima quente]. “É mais confortável”, justifica, dizendo que sua trajetória artística é marcada por um “profundo compromisso com a memória e a identidade cultural de Umuarama e do Paraná”.

Além-mar: Obra de Abraão Hachicho que retrata pracinhas brasileiros na 2ª Guerra Mundial

“Pinto com a alma de quem ama sua terra”, diz Hachicho

O artista Abraão Hachicho é natural de Viçosa/Alagoas. “O sobrenome Hachicho herdei de meu pai, que é libanês”, comenta. Por aqui, aportou em 1968, com 22 anos de idade; e em 2018 foi agraciado com o título de ‘Cidadão Honorário de Umuarama’.  

Desde então, passou a retratar cenas da cidade, especialmente das décadas de 1950 e 1960. “Minhas pinturas capturam, com sensibilidade e precisão, paisagens e momentos cotidianos que podem ser verdadeiras aulas de história”, avalia.

Segundo sua interpretação, cada tela é uma janela para o passado: “O universo pictórico que meu trabalho representa traduz a alma de quem viveu e ama profundamente sua terra”, orgulha-se.

== Acompanhe Abraão Hachicho no Instagram (clique aqui).

Em preto e branco: Foto da primeira exposição de Abraão Hachicho em Umuarama
Do álbum do artista: Abraão Hachicho na primeira exposição que fez em Umuarama
Graça Milanez

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais