Paraná

Cidade planejada em hexágonos: conheça a história urbanística de Nova Olímpia

Nova Olímpia celebra 65 anos de fundação nesta quarta-feira (6). A história da cidade vai além dos desenvolvimentos típicos. Desde sua fundação, a urbanização local se destaca por um traçado arquitetônico considerado uma raridade no Brasil.

Nos anos 1950, elaboraram a planta urbana de Nova Olímpia com um conceito inovador. O responsável pelo projeto foi o engenheiro doutor Osvaldo Formighieri. A companhia Sociedade Colonizadora Paraná Ltda., que tinha como sócios Moacir Loures Pacheco e Mário de Aguiar Abreu, contratou ele. A princípio, os responsáveis planejavam instalar a cidade nas proximidades da saída para Maria Helena, mas, diante das dificuldades de desenvolvimento naquela área, optaram por implantá-la no local onde está atualmente.

O projeto adotado por Formighieri chamou a atenção por sua originalidade. Dois hexágonos centrais — a Praça da República e a Praça dos Trabalhadores — serviram de base para o planejamento da estrutura urbana de Nova Olímpia. De acordo com Marlon Mendez, gestor ambiental contratado pelo município para mapear áreas de interesse político e estratégico da cidade, o modelo, além de raro no Brasil, possui poucos exemplares iguais em nível mundial.

“Esse projeto é completamente diferenciado e estamos falando a nível de Brasil. De acordo com alguns estudos prévios que realizamos, só existem duas conformações iguais a esta aqui no Brasil: a de Nova Olímpia e outra na cidade de Paragominas, no Pará”, explicou.

Hexágonos como símbolo e motor de desenvolvimento

Marlon ressalta que a conformação urbana hexagonal não apenas conferiu identidade única à cidade, mas também influenciou diretamente o crescimento e o ordenamento urbano ao longo das décadas. A partir dessas praças centrais, planejaram os bairros e ruas em torno dos eixos geométricos, criando um layout harmônico e visualmente distinto.

“Mesmo a nível mundial isso é uma exceção. Conseguimos localizar esse tipo de projeto apenas em algumas cidades da Itália”, comentou.

Além do aspecto arquitetônico e funcional, os hexágonos carregam significados simbólicos que não passaram despercebidos por Marlon.

“O hexágono possui significados simbólicos variados, incluindo harmonia, equilíbrio, perfeição, trabalho e unidade. Na natureza, ele é encontrado em favos de abelhas, olhos de insetos e estruturas celulares. Em contextos espirituais e religiosos, especialmente na forma de um hexagrama (estrela de seis pontas), está associado à geometria sagrada”, explicou.

De acordo com ele, realizar um projeto como esse nos dias atuais exigiria tempo e recursos consideráveis. “Hoje um projeto como esse levaria muito tempo para ser construído. O doutor Osvaldo ter realizado isso na década de 50 é algo extraordinário”, pontuou.

Reconhecimento como patrimônio do Paraná

Em razão dessa particularidade urbanística, a Prefeitura de Nova Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, articula um processo para o tombamento do traçado urbano como patrimônio arquitetônico do Estado do Paraná. O objetivo é preservar o modelo original e, ao mesmo tempo, utilizar essa distinção como ferramenta de valorização histórica, cultural e turística da cidade.

Alisson Martins, presidente do Conselho Municipal de Turismo, e Marlon Mendez darão um dos passos dessa articulação nesta quinta-feira (7), ao participarem do evento de Implementação do Território do Turismo – Caminho das Águas. A iniciativa tem como foco o fortalecimento do turismo regional e reunirá gestores públicos, empreendedores do setor, representantes de entidades ligadas ao turismo.

Além disso, o evento contará com a presença do próprio secretário estadual da pasta, Leonaldo Paranhos da Silva e será uma oportunidade estratégica para a equipe de Nova Olímpia apresentar a proposta de tombamento do projeto urbanístico, destacando sua relevância para o patrimônio arquitetônico estadual.

A expectativa é que, com o apoio institucional e técnico, a proposta possa avançar e consolidar Nova Olímpia como uma referência em planejamento urbano e turismo histórico-cultural no Paraná.

Leia também: Nova Olímpia comemora 65 anos de fundação e prefeitura destaca progresso

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

19 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

40 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais