Fotos: Divulgação
Em mais uma edição do Agosto Dourado, o Hospital e Maternidade Norospar celebra o poder da amamentação com histórias reais que emocionam e mobilizam.Em 2025, a pequena Laura, bebê prematura nascida com apenas 31 semanas de gestação, representa a campanha.
Ela se recuperou graças ao suporte oferecido pela UTI Neonatal da Norospar e ao leite que as doadoras encaminharam ao Banco de Leite Humano (BLH). Ao lado dela, os pais, Pamela Bergamasco e Emanuel Maciel, enfrentaram semanas de incertezas, orações e cuidados intensivos. Como resultado, hoje celebram a vida e a vitória.
O nome Laura, de origem latina, significa “a vitoriosa”, um símbolo perfeito para traduzir o propósito da campanha: reconhecer a amamentação como um ato de amor, resistência e esperança.
Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto, traz como tema: “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. A proposta é clara: fortalecer redes que garantam às mulheres condições reais para amamentar, seja no ambiente familiar, profissional, nos serviços de saúde ou por meio de políticas públicas.
De acordo com a coordenadora da Maternidade e do BLH Norospar, Amanda Vasques, a instituição, que é referência regional em assistência materno-infantil, atua em sintonia com essa diretriz.
“Mantemos uma equipe especializada em aleitamento materno. Ela oferece apoio individualizado às puérperas, promove ações educativas nas unidades de internação e investe continuamente na estrutura e expansão do seu Banco de Leite Humano. Que é uma ferramenta vital para salvar vidas nos primeiros dias de existência” disse Vasques.
O impacto do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Norospar pode ser medido em números, e os resultados de 2025 impressionam. De janeiro a julho deste ano, o serviço já coletou 929,03 litros de leite humano. Superando os 904,1 litros registrados em todo o ano de 2024. O crescimento é de 2,75%, mesmo com cinco meses ainda por contabilizar.
A quantidade de recém-nascidos que receberam leite cru ou pasteurizado dobrou em 2025: foram 1.766 bebês, alta de 135,79% em relação a 2024. Além de atender os bebês prematuros, o BLH mantém uma alta produção e, além disso, alimenta os bebês nascidos na maternidade com leite humano.
Outro destaque é para os atendimentos individualizados que saltaram de 2.920 para 3.874, representando um crescimento de 32,67%.
“Os dados demonstram não apenas a eficácia técnica do serviço. Eles evidenciam também a força de uma rede de apoio com profissionais, doadoras e famílias acolhidas. Campanhas permanentes de conscientização e ações de educação em saúde contribuem diretamente para os resultados. O vínculo humanizado entre hospital e comunidade também tem sido essencial para o funcionamento do sistema. Esses fatores mantêm o serviço ativo, sustentável e em constante expansão”, comentou a coordenadora Amanda Vasques.
Leia também: História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025
Mais do que estatísticas, os resultados revelam um compromisso contínuo com a vida em sua fase mais frágil. “Para cada bebê que recebe o leite doado, há uma história de superação. Para cada mãe que doa, um gesto de generosidade que se transforma em cuidado, proteção e esperança”, disse o presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França.
O Hospital Norospar segue, assim, promovendo não apenas assistência técnica de excelência, mas também um modelo de atenção à saúde que valoriza o afeto, a empatia e a construção de redes solidárias.
“Em um tempo em que tantas mães ainda enfrentam barreiras para amamentar, é urgente dar visibilidade a exemplos que mostram que, com apoio, a vida floresce”, destacou o presidente. De acordo com ele, as histórias reais destacadas nas campanhas da instituição, sensibilizam, mobilizam e inspiram.
O tradicional Mamaço do Hospital e Maternidade Norospar, evento que marca o encerramento das ações do Agosto Dourado, já tem data confirmada. Ele será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 9 horas da manhã, no Pátio do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama.
Em sua 4ª edição, o evento convida lactantes, gestantes, familiares, bem como, toda a comunidade para uma manhã especial, com foco no fortalecimento da amamentação como um ato coletivo, consciente e apoiado por redes afetivas e institucionais.
A programação contará com atividades ao ar livre, momentos de acolhimento, orientações de profissionais de saúde e distribuição de brindes. Além disso também serão realizadas ações que promovem a conexão com a natureza, o cuidado com o corpo e a valorização da maternidade.
O Mamaço é uma iniciativa do Hospital Norospar que integra saúde, afeto e comunidade, reforçando a mensagem central da campanha de 2025: “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. A entrada é gratuita e aberta a todos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais