Brasil

Segunda edição do CPNU tem mais de 250 mil inscritos para cotas

Uma das maiores políticas públicas de inclusão no acesso ao serviço público federal, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), em sua segunda edição, recebeu 252.596 inscrições homologadas nas cotas. Pessoas negras representam a maioria das candidaturas, 210.882, o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos em todo o país.

O percentual de candidaturas de pessoas negras representa um aumento na participação em relação à primeira edição, que foi de 20%. De acordo com o Ministério da Gestão, o maior número de inscrições de pessoas negras foi registrado no Bloco 9 – Regulação (51.515). Em seguida, aparecem os blocos de Administração (47.609) e Seguridade Social (34.351).

O amplo interesse de pessoas negras demonstra um impacto concreto na democratização do acesso ao serviço público promovida pelo modelo inovador do CPNU. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) coordenam a iniciativa. O objetivo é fortalecer a diversidade nos quadros da administração pública e promover uma seleção mais equitativa, com representatividade social e territorial.

Lei de cotas

O CPNU 2 é o primeiro concurso a aplicar integralmente os percentuais da nova Lei de Cotas (Lei nº 15.142/2025). Primeiramente, a lei ampliou a reserva de vagas para cotas em concursos públicos para 30%, sendo 25% para pessoas negras, 3% para pessoas indígenas e 2% para quilombolas.

“A Lei de Cotas estabelece a reserva de vagas, ou seja, garante que, independentemente da proporção de inscritos, esse percentual mínimo de 30% será efetivado ao final do concurso. O objetivo da política é corrigir desigualdades históricas no acesso ao serviço público. E, dessa forma, assegurar que, ao término do processo seletivo haja representatividade entre os aprovados”, declarou a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.

Grupos cotistas no CPNU

Indígenas — As pessoas indígenas representam 0,87% do total de candidaturas (6.657 inscritos no total). A maior concentração de inscrições ocorreu no Bloco 9 – Regulação (Intermediário), com 1.567 registros, seguido pelos blocos de Administração (1.341) e Seguridade Social (1.159).

Quilombolas — Com 5.004 inscrições homologadas, as pessoas quilombolas representam 0,66% do total de candidaturas confirmadas no CPNU 2. O Bloco 9 – Regulação (Intermediário) foi o que concentrou mais inscrições (1.221), seguido pelos blocos de Administração (995), Cultura e Educação (774) e Seguridade Social (771). Somadas, as inscrições de pessoas negras, indígenas e quilombolas alcançaram o percentual de 29,23% do total de inscritos no concurso.

PCD — Entre as pessoas com deficiência, que têm reserva de vagas garantida pela Lei 8.112/90, foram homologadas 30.053 inscrições, o que equivale a 3,9% do total de inscritos. A participação desse grupo reafirma a importância da reserva de vagas para esse público e dos mecanismos de acessibilidade adotados na estrutura do concurso que garantem a participação dessas pessoas. O Bloco 5 – Administração concentrou o maior número de inscrições entre PcDs (7.819), seguido pelo Bloco 9 – Regulação (Intermediário), com 6.507.

Mulheres — Além das cotas, o CPNU 2 adotou medidas específicas para ampliar a presença de mulheres no serviço público. Elas representam 60% das inscrições confirmadas, e a etapa discursiva contará com critério de equiparação de gênero, garantindo que pelo menos 50% das pessoas classificadas sejam mulheres, sempre que houver desempenho compatível. O edital também prevê condições adequadas para gestantes e lactantes, como tempo adicional para amamentação, além de outros atendimentos especializados nos dias de prova.

Método do CPNU

A proposta do CPNU 2 possibilita que a pessoa candidata escolha um bloco temático e defina a ordem de preferência entre cargos e órgãos. A seleção final considera o desempenho nas provas objetiva e discursiva, somado à análise de títulos, com ampla concorrência e aplicação rigorosa dos critérios de reserva de vagas.

O CPNU tem vagas distribuídas em 32 órgãos e provas previstas em 228 cidades. O certame alcança os 26 estados e o Distrito Federal, com pessoas inscritas de 4.951 municípios.

Cronograma

A aplicação das provas objetivas será em 5 de outubro e das discursivas em 7 de dezembro. No entanto, o cronograma oficial segue até janeiro de 2026, para quando está prevista a divulgação do resultado final.

(Informações: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais