Foto: MEC/Divulgação
Os estudantes da rede pública de ensino nascidos em maio e junho começam a receber, nesta terça-feira (30), o pagamento da quinta parcela do programa Pé-de-Meia. O valor de R$ 200 refere-se ao incentivo-frequência, destinado a alunos regularmente matriculados no ensino médio — seja na modalidade regular, assim como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme o Ministério da Educação (MEC), para ter acesso ao benefício, os estudantes devem comprovar presença mínima de 80% nas aulas. A medida tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens na escola e contribuir para a conclusão do ensino médio, especialmente entre os alunos de baixa renda.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão financeira do programa, cerca de 3,3 milhões de estudantes devem receber o repasse nesta etapa.
Os pagamentos da quinta parcela estão sendo feitos de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos. A Caixa iniciou os depósitos neste domingo (28) e seguirá com as liberações até o dia 4 de agosto. Confira o cronograma completo:
A Caixa deposita os valores do programa em contas poupança digitais criadas automaticamente em nome dos estudantes. Os alunos podem movimentar o dinheiro imediatamente após o depósito, desde que haja autorização conforme a faixa etária.
Estudantes com 18 anos ou mais podem acessar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Entretanto os menores de idade precisam de autorização do responsável legal para movimentar a conta. O consentimento pode ser dado diretamente no aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica.
A instituição também oferece, sem custos, o cartão Pé-de-Meia que pode ser solicitado pelo próprio app. Com ele é possível realizar compras, efetuar pagamentos, assim como, fazer saques. Quem preferir pode sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa mesmo sem o cartão, utilizando a biometria previamente cadastrada.
Por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação, os participantes podem consultar o status do pagamento (se aprovado ou rejeitado), verificar informações escolares e, além disso, conferir as regras detalhadas do programa.
Criado pelo Governo Federal, o programa Pé-de-Meia tem como foco principal estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. O incentivo financeiro funciona como uma espécie de poupança estudantil e visa combater a evasão escolar, promovendo a permanência dos jovens na escola.
O MEC afirma que a proposta busca “democratizar o acesso à educação, reduzir desigualdades sociais entre jovens e incentivar a mobilidade social por meio do ensino”.
A inclusão no programa é feita automaticamente. Não é necessário que o estudante se inscreva ou solicite a participação. Basta que ele atenda aos critérios definidos pelo governo, como a matrícula regular no ensino médio e a frequência mínima exigida.
Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais