Foto: MEC/Divulgação
Os estudantes da rede pública de ensino nascidos em maio e junho começam a receber, nesta terça-feira (30), o pagamento da quinta parcela do programa Pé-de-Meia. O valor de R$ 200 refere-se ao incentivo-frequência, destinado a alunos regularmente matriculados no ensino médio — seja na modalidade regular, assim como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme o Ministério da Educação (MEC), para ter acesso ao benefício, os estudantes devem comprovar presença mínima de 80% nas aulas. A medida tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens na escola e contribuir para a conclusão do ensino médio, especialmente entre os alunos de baixa renda.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão financeira do programa, cerca de 3,3 milhões de estudantes devem receber o repasse nesta etapa.
Os pagamentos da quinta parcela estão sendo feitos de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos. A Caixa iniciou os depósitos neste domingo (28) e seguirá com as liberações até o dia 4 de agosto. Confira o cronograma completo:
A Caixa deposita os valores do programa em contas poupança digitais criadas automaticamente em nome dos estudantes. Os alunos podem movimentar o dinheiro imediatamente após o depósito, desde que haja autorização conforme a faixa etária.
Estudantes com 18 anos ou mais podem acessar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Entretanto os menores de idade precisam de autorização do responsável legal para movimentar a conta. O consentimento pode ser dado diretamente no aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica.
A instituição também oferece, sem custos, o cartão Pé-de-Meia que pode ser solicitado pelo próprio app. Com ele é possível realizar compras, efetuar pagamentos, assim como, fazer saques. Quem preferir pode sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa mesmo sem o cartão, utilizando a biometria previamente cadastrada.
Por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação, os participantes podem consultar o status do pagamento (se aprovado ou rejeitado), verificar informações escolares e, além disso, conferir as regras detalhadas do programa.
Criado pelo Governo Federal, o programa Pé-de-Meia tem como foco principal estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. O incentivo financeiro funciona como uma espécie de poupança estudantil e visa combater a evasão escolar, promovendo a permanência dos jovens na escola.
O MEC afirma que a proposta busca “democratizar o acesso à educação, reduzir desigualdades sociais entre jovens e incentivar a mobilidade social por meio do ensino”.
A inclusão no programa é feita automaticamente. Não é necessário que o estudante se inscreva ou solicite a participação. Basta que ele atenda aos critérios definidos pelo governo, como a matrícula regular no ensino médio e a frequência mínima exigida.
Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais