Cotidiano

Polícia Federal apura fraudes no DPVAT e operação mira fisioterapias fictícias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Rehabilitatio, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraudes no Seguro DPVAT. As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Maringá, apontam que os envolvidos simulavam despesas médicas, especialmente sessões de fisioterapia, para obter indenizações fraudulentas junto à Caixa Econômica Federal.

De acordo com a PF, entre 2021 e 2023, centenas de requerimentos foram apresentados por um único procurador, todos em nome de supostas vítimas de acidentes de trânsito. O que chamou a atenção dos investigadores foi a utilização de nomes de médicos que atuam em áreas alheias ao atendimento de acidentados, o que indicaria falsificação nos pedidos.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em cinco residências e duas empresas, sendo uma localizada em Maringá e outra em Sarandi. As ações ocorreram em residências nas cidades de Maringá (4), Sarandi (1), Paranavaí (1) e Apucarana (1), no Norte e Noroeste do Paraná.

Sete pessoas são investigadas e, segundo a PF, há indícios de que elas atuavam de forma articulada como parte de uma organização criminosa dedicada à prática sistemática de fraudes contra o sistema de seguros públicos.

Os crimes apurados incluem:

  • Estelionato majorado (art. 171, §3º, do Código Penal);
  • Falsificação de documento público (art. 297);
  • Falsificação de documento particular (art. 298);
  • Falsidade ideológica (art. 299);
  • Uso de documento falso (art. 304);
  • Integração de organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013).

A PF seguirá com as investigações para quantificar os prejuízos e identificar outros eventuais beneficiários ou participantes do esquema.

Mais uma ação da PF na região

Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Pythia, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação mobiliza agentes em dez cidades, com destaque para Douradina, Icaraíma e Xambrê, no noroeste do Paraná.

Esses municípios, próximos à fronteira com o Paraguai, foram alvos prioritários por abrigarem núcleos logísticos do grupo investigado. A quadrilha atuava como fornecedora de drogas e armas de uso restrito para facções em grandes centros urbanos, especialmente São Paulo e Minas Gerais.

As investigações duraram cerca de um ano. Durante esse período, a PF apreendeu aproximadamente seis toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, além de fuzis calibre 5.56, pistolas e revólveres. Parte do arsenal seria distribuída a facções criminosas no Sudeste.

A organização também utilizava empresas de fachada e negócios imobiliários para lavar o dinheiro obtido com o tráfico. O esquema financeiro tinha ramificações nos dois estados.

Ao todo, foram expedidos 14 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Estadual de Cascavel (PR). As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Douradina, Icaraíma, Santa Helena, Xambrê, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campinas, São Paulo, Taíuva e Matão.

O nome da operação remete à Pítia, sacerdotisa do oráculo de Delfos, consultada por líderes da Grécia Antiga em decisões estratégicas. A PF afirma que o nome simboliza o uso da inteligência policial para antecipar e combater ações do crime organizado. As investigações continuam. Novas prisões e medidas judiciais não estão descartadas.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais