Cotidiano

Obra irregular de poço artesiano é embargada em Querência do Norte

Uma equipe da Polícia Ambiental Força Verde de Umuarama embargou, nesta terça-feira (29), uma obra de perfuração de poço artesiano na área urbana de Querência do Norte. A intervenção ocorreu após denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia 181.

No local, os policiais constataram a instalação de um poço tubular para captação de águas subterrâneas sem a devida anuência prévia do órgão ambiental competente. A obra era realizada sem qualquer tipo de licença, o que caracteriza infração ambiental e crime contra a gestão de recursos hídricos.

Leia também: Caminhão tomba em trevo da PR-323 com a Estrada Boiadeira em Cruzeiro do Oeste

Na esfera criminal, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Já na esfera administrativa, os policiais emitiram três autos de infração ambiental, totalizando R$ 20 mil em multas. Além das autuações, os agentes ambientais apreenderam um equipamento perfuratriz utilizado para escavação do poço. As atividades foram imediatamente embargadas.

A perfuração de poços sem autorização pode provocar danos irreversíveis ao lençol freático e comprometer o abastecimento de água na região. O responsável será notificado e deverá responder por crime ambiental e por infrações administrativas. A continuidade da obra só será possível mediante regularização junto aos órgãos ambientais.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

10 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais