Cotidiano

Obra irregular de poço artesiano é embargada em Querência do Norte

Uma equipe da Polícia Ambiental Força Verde de Umuarama embargou, nesta terça-feira (29), uma obra de perfuração de poço artesiano na área urbana de Querência do Norte. A intervenção ocorreu após denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia 181.

No local, os policiais constataram a instalação de um poço tubular para captação de águas subterrâneas sem a devida anuência prévia do órgão ambiental competente. A obra era realizada sem qualquer tipo de licença, o que caracteriza infração ambiental e crime contra a gestão de recursos hídricos.

Leia também: Caminhão tomba em trevo da PR-323 com a Estrada Boiadeira em Cruzeiro do Oeste

Na esfera criminal, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Já na esfera administrativa, os policiais emitiram três autos de infração ambiental, totalizando R$ 20 mil em multas. Além das autuações, os agentes ambientais apreenderam um equipamento perfuratriz utilizado para escavação do poço. As atividades foram imediatamente embargadas.

A perfuração de poços sem autorização pode provocar danos irreversíveis ao lençol freático e comprometer o abastecimento de água na região. O responsável será notificado e deverá responder por crime ambiental e por infrações administrativas. A continuidade da obra só será possível mediante regularização junto aos órgãos ambientais.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

10 minutos ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

22 minutos ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

46 minutos ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

1 hora ago

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

2 horas ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais