Foto: Polícia Ambiental Força Verde
Uma equipe da Polícia Ambiental Força Verde de Umuarama embargou, nesta terça-feira (29), uma obra de perfuração de poço artesiano na área urbana de Querência do Norte. A intervenção ocorreu após denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia 181.
No local, os policiais constataram a instalação de um poço tubular para captação de águas subterrâneas sem a devida anuência prévia do órgão ambiental competente. A obra era realizada sem qualquer tipo de licença, o que caracteriza infração ambiental e crime contra a gestão de recursos hídricos.
Leia também: Caminhão tomba em trevo da PR-323 com a Estrada Boiadeira em Cruzeiro do Oeste
Na esfera criminal, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Já na esfera administrativa, os policiais emitiram três autos de infração ambiental, totalizando R$ 20 mil em multas. Além das autuações, os agentes ambientais apreenderam um equipamento perfuratriz utilizado para escavação do poço. As atividades foram imediatamente embargadas.
A perfuração de poços sem autorização pode provocar danos irreversíveis ao lençol freático e comprometer o abastecimento de água na região. O responsável será notificado e deverá responder por crime ambiental e por infrações administrativas. A continuidade da obra só será possível mediante regularização junto aos órgãos ambientais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais