Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de anestesia para tatuagens com finalidade apenas estética, independentemente do local ou tamanho do desenho corporal. A resolução, publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União, impede médicos de aplicar anestesia geral, local ou sedação em estúdios de tatuagem, mesmo que com autorização do cliente.
Segundo o texto, a exceção se limita a procedimentos com indicação médica, como pigmentação da aréola mamária após mastectomia, em casos de câncer de mama. Mesmo nessas situações, o procedimento deve ocorrer em ambiente hospitalar. A norma exige estrutura com monitoramento contínuo, equipamentos de suporte à vida e equipe treinada para eventuais complicações.
De acordo com o conselheiro Diogo Sampaio, relator da resolução, a medida responde ao crescimento do uso de sedação por médicos para tatuagens extensas ou em regiões sensíveis do corpo. Para o CFM, a prática representa risco à saúde pública. Segundo Sampaio, o uso de anestesia em tatuagens amplas facilita a absorção sistêmica de pigmentos e metais pesados, como chumbo, níquel, cromo e cádmio.
Leia também: Criminosos se passam por policiais e assaltam casal na BR-272, em Francisco Alves
Ele afirma que “qualquer ato anestésico envolve riscos importantes” e o uso do recurso para fins não terapêuticos desrespeita a lógica da avaliação entre risco e benefício. Além disso, estúdios de tatuagem não contam com estrutura adequada para a prática anestésica. A medida recebeu apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Em nota, a entidade alertou para os riscos do uso de anestésicos, mesmo em procedimentos simples.
A SBA reforça que o paciente deve passar por avaliação prévia e estar ciente de todos os riscos antes de qualquer aplicação. A prática segura, segundo a entidade, exige ambiente hospitalar, monitoramento e equipe preparada.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais