Brasil

Fibromialgia passa a ser reconhecida como deficiência em todo o Brasil a partir de 2026

A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia serão reconhecidas como deficientes em todo o Brasil. A Lei 15.176, sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24). A medida, aprovada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, entra em vigor em 180 dias, conforme o texto oficial.

Fibromialgia: o que é e como afeta as pessoas

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares e articulares, acompanhadas de sintomas como tontura, fadiga, ansiedade e depressão. A causa da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por uma disfunção chamada “sensibilização central”, em que os neurônios responsáveis pela dor se tornam excessivamente excitáveis.

Direitos assegurados pela nova legislação

Com a sanção da lei, as pessoas com fibromialgia passarão a ter direitos garantidos, como a inclusão em cotas de concursos públicos e a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de veículos. Além disso, elas poderão contar com o apoio de equipes de saúde, compostas por médicos e psicólogos, que deverão atestar as limitações para a participação em atividades em igualdade com as demais pessoas.

Impacto da lei para pessoas com fibromialgia em todo o Brasil

Antes da sanção da lei, no Distrito Federal, a fibromialgia já era considerada uma deficiência. Com a nova legislação, a medida passa a ser válida em todo o território nacional. O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza tratamento para os pacientes diagnosticados com a síndrome, garantindo acesso à saúde pública especializada.

A inclusão da fibromialgia no rol de deficiências é um passo importante para a garantia de direitos e melhorias na qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais