Foto: Isac Nóbrega/PR/RICTV
O general do Exército Mário Fernandes admitiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) ser o autor do plano chamado “Punhal Verde e Amarelo”. O documento detalhava um suposto plano de sequestro e assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Réu no núcleo 2 da investigação sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022, Fernandes afirmou que o plano era de cunho pessoal e seria entregue ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O general está preso desde novembro de 2023 e foi interrogado por videoconferência por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo.
Durante o governo Jair Bolsonaro, Mário Fernandes ocupou o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência. Segundo ele, a decisão de imprimir o plano foi sua. “Determinei ao meu chefe de gabinete, Reginaldo Vieira de Abreu, que fizesse seis cópias. O objetivo era apresentar ao GSI”, declarou o general.
Leia também: Proprietária de fazenda obtém liminar para evitar suposta invasão do MST em Umuarama
O militar ainda confirmou que frequentou o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, após a derrota de Bolsonaro. Segundo ele, foi ao local como cidadão. “Achei importante que o povo apresentasse suas demandas sociais e políticas”, afirmou.
Fernandes defendeu os manifestantes que participaram dos atos em frente aos quartéis. Disse que muitos não tinham intenção golpista e apenas buscavam se reunir com outros “patriotas”.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou o general como elo entre o grupo que planejava o golpe e o núcleo do governo Bolsonaro. A denúncia foi dividida em quatro núcleos. O primeiro, que inclui Bolsonaro, está na fase de alegações finais.
O julgamento dos réus do núcleo 2 está previsto para o segundo semestre. A ação penal já está na etapa de interrogatórios, uma das últimas antes da decisão sobre a condenação ou absolvição dos acusados.
(OBemdito com informações Agência Brasil e RICtv)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais