Samuel Mobilia Mota, de 18 anos, foi recebido pelo vice-governador Darci Piana após se classificar entre os quatro melhores do país na ONIA (Foto AEN)
O jovem Samuel Mobilia Mota, de 18 anos, morador de Douradina, será um dos quatro brasileiros a representar o país na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), marcada para agosto em Pequim, na China. Destaque nacional na área de tecnologia, Samuel foi recebido nesta segunda-feira (21) no Palácio Iguaçu pelo vice-governador Darci Piana, em reconhecimento à sua conquista.
O estudante está no 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina, e se destacou entre mais de 716 mil inscritos na 1ª edição da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), realizada entre o fim de 2024 e meados de 2025. A trajetória do jovem incluiu sete meses de competição e quatro fases exigentes que envolveram desde letramento digital até o treinamento de modelos de IA.
Durante a visita oficial, Samuel recebeu um notebook doado pela Positivo Tecnologia como incentivo para intensificar seus estudos na reta final antes da competição internacional. O encontro também contou com a presença do secretário da Educação, Roni Miranda, do secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, da deputada federal Luísa Canziani e do prefeito de Douradina, Oberdam José de Oliveira.
“Poder representar não só o Brasil, mas também o nosso Estado e minha cidade, Douradina, é motivo de muito orgulho. Ver esse apoio vindo do governo estadual é uma prova de que a educação está sendo levada a sério”, afirmou Samuel, emocionado com a recepção e reconhecimento.
O vice-governador Darci Piana exaltou o desempenho do estudante e o papel da educação paranaense na formação de talentos. “O Paraná foi destaque nacional, e o Samuel é prova disso. Entre mais de 700 mil participantes, ele ficou entre os quatro melhores. Representará o Brasil e o nosso Estado com muita competência. Parabéns a ele, aos professores e à nossa rede pública”, destacou.
Samuel embarca para a China no dia 31 de julho, com chegada prevista para 2 de agosto. A delegação brasileira participará de uma semana de imersão cultural, competições e visitas a marcos históricos como a Muralha da China. Os demais integrantes do time brasileiro são alunos do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
Natural de Santo André (SP), mas criado desde os dois anos no Paraná, Samuel divide a rotina entre o trabalho em uma empresa de e-commerce e os estudos à noite. Mesmo com a jornada intensa, conseguiu alcançar um dos maiores reconhecimentos do país no campo da inteligência artificial. “Mesmo estudando à noite e trabalhando o dia inteiro, consegui me preparar. O apoio da escola foi fundamental”, ressaltou.
A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial é parte do esforço do Paraná em fomentar a tecnologia entre os jovens. Desde 2022, o estado incluiu a disciplina de programação na grade curricular e hoje mais de 500 mil alunos aprendem conteúdos ligados à área.
A Secretaria da Educação e a Secretaria de Inovação destacaram que a conquista de Samuel é um reflexo direto da política educacional adotada nos últimos anos. “É o início de uma geração que vai transformar o futuro do Paraná por meio da tecnologia”, afirmou o secretário Roni Miranda.
Além da participação na etapa internacional, Samuel deve continuar seus estudos na área, com planos de aprofundar seus conhecimentos em inteligência artificial e programação. “Essa olimpíada foi só o começo. Quero seguir nessa carreira e me dedicar cada vez mais”, concluiu.
OBemdito com informações da AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais