Cena do crime em Guaíra (PR) foi marcada por brutalidade e ameaças a indígenas e forças de segurança; corpo era de jovem de 23 anos, filho de cacique (Foto Arquivo Familiar)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) manifestou preocupação com o assassinato brutal de o assassinato de Everton Lopes Rodrigues, indígena de 23 anos filho de Bernardo Rodrigues Diegro, cacique da Aldeia Yvyju Avary, no município de Guaíra. O corpo foi encontrado decapitado ao lado de uma carta contendo ameaças explícitas às comunidades indígenas Ava Guarani e à Força Nacional de Segurança Pública.
O bilhete, assinado por um grupo que se autodenomina “Bonde 06 do N.C.S.O.”, faz menção direta ao conflito com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e ameaça “invadir aldeias, atacar ônibus com crianças e incendiar vivos os ocupantes”, além de afirmar que o próximo alvo será a Força Nacional. A carta, repleta de ódio e linguagem violenta, foi recolhida pela Polícia Civil do Paraná, que investiga o crime. Os materiais foram encaminhados para perícia.
Desde as primeiras horas após o crime, o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), vinculado ao MDHC, passou a acompanhar o caso, em articulação com autoridades locais e federais. No Paraná, o programa monitora 19 lideranças Ava Guarani sob ameaça.
“Reiteramos nosso compromisso em defender a vida, a dignidade e os direitos dos povos indígenas. Nenhuma ameaça silenciará a luta ancestral por justiça e território”, afirmou o ministério em nota oficial.
O crime acirra ainda mais o clima de tensão em áreas indígenas na região de fronteira e reforça os alertas sobre o aumento da violência contra defensores de direitos humanos. A Força Nacional atua na região em apoio às ações de proteção aos povos originários e à mediação de conflitos agrários.
O crime acirra ainda mais o clima de tensão em áreas indígenas na região de fronteira e reforça os alertas sobre o aumento da violência contra defensores de direitos humanos (Foto Agência Brasil)
OBemdito com informações da Banda B, Tarobá e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais