Prisão ocorreu na noite de terça-feira (9), após abordagem da Polícia Militar no Jardim Social, em Umuarama (Foto PMPR)
Um homem de 44 anos foi preso na noite desta quarta-feira (9), no Jardim Social, zona urbana de Umuarama, após a Polícia Militar constatar um mandado de prisão em aberto contra ele por tráfico de drogas, expedido pela Comarca de Iporã.
A equipe foi acionada por meio do telefone 190, após moradores relatarem que um indivíduo estaria deitado na calçada, em frente a uma residência, em atitude suspeita. Ao chegarem ao local por volta das 21h40, os policiais abordaram o homem, mas nada de ilícito foi encontrado com ele no momento.
No entanto, após consulta ao sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão vigente contra o suspeito. Diante disso, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil deve dar continuidade às investigações relacionadas ao mandado.
No Brasil, o tráfico de drogas é considerado crime hediondo e está previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, com penas severas que variam conforme as circunstâncias do caso.
A pena base para quem importa, exporta, vende, transporta ou armazena drogas ilícitas é de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa.
Se o crime for praticado em fronteiras, presídios ou com o uso de crianças/adolescentes, a pena pode aumentar em 1/3 a 2/3. Agravantes como grande quantidade de droga, associação criminosa ou violência também elevam a punição.
Em casos de tráfico internacional ou envolvimento com organizações criminosas, as penas podem chegar a 30 anos (soma de crimes conexos).
O réu ainda enfrenta perda de bens vinculados ao crime e inabilitação para cargos públicos.
Diferentemente de outros crimes, o tráfico não permite liberdade provisória, anistia ou indulto, e o condenado deve cumprir pelo menos 2/5 da pena antes de pleitear progressão de regime.
A lei diferencia tráfico de porte para consumo (art. 28), onde não há prisão para pequenas quantidades.
Porém, juízes analisam contexto (local, embalagem, valor da droga) para definir a intenção. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo 181 ou Disque-Denúncia.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais