Foto: Ilustrativa/rmcarvalhobsb/Deposit Photos
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. De acordo com o órgão, cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a declaração neste ano receberão o valor, no que já representa o maior lote da história, tanto em número de contemplados quanto em valor devolvido. Além disso, o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, a Receita pagará R$ 11 bilhões a 6.545.322 contribuintes. Conforme a Receita, a totalidade do montante será destinada a pessoas que têm prioridade legal ou preferencial no recebimento. Esse grupo engloba idosos, pessoas com deficiência, contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Do mesmo modo, quem utilizou a declaração pré-preenchida em conjunto com a chave Pix como forma de recebimento, também terá prioridade.
A distribuição dos beneficiados neste lote ocorre da seguinte forma:
Embora o uso da declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix não configurem prioridade legal, quem adotou essas duas modalidades em conjunto passou a ter prioridade neste ano. Neste segundo lote, o governo pagará apenas os contribuintes com algum tipo de prioridade.
Para saber se está incluído neste lote, o contribuinte deve primeiramente acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Do mesmo modo, os contribuintes podem consultar o 2º lote da restituição por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Leia também: Imposto de Renda 2025: confira quando será pago o segundo lote da restituição
O pagamento da restituição está previsto para o dia 30 de junho. A Receita Federal vai creditar o valor na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte.
Caso o nome do contribuinte não apareça na lista de contemplados, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), retirar o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Se necessário, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes, incluindo os da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada — como no caso de conta desativada —, os valores ficarão disponíveis por até um ano para resgate no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte poderá agendar o crédito para qualquer conta em seu nome por meio do Portal BB, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Entretanto, caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo de um ano, precisará pedir a restituição novamente no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Este site utiliza cookies
Saiba mais