Foto: Ilustrativa/rmcarvalhobsb/Deposit Photos
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. De acordo com o órgão, cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a declaração neste ano receberão o valor, no que já representa o maior lote da história, tanto em número de contemplados quanto em valor devolvido. Além disso, o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, a Receita pagará R$ 11 bilhões a 6.545.322 contribuintes. Conforme a Receita, a totalidade do montante será destinada a pessoas que têm prioridade legal ou preferencial no recebimento. Esse grupo engloba idosos, pessoas com deficiência, contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Do mesmo modo, quem utilizou a declaração pré-preenchida em conjunto com a chave Pix como forma de recebimento, também terá prioridade.
A distribuição dos beneficiados neste lote ocorre da seguinte forma:
Embora o uso da declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix não configurem prioridade legal, quem adotou essas duas modalidades em conjunto passou a ter prioridade neste ano. Neste segundo lote, o governo pagará apenas os contribuintes com algum tipo de prioridade.
Para saber se está incluído neste lote, o contribuinte deve primeiramente acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Do mesmo modo, os contribuintes podem consultar o 2º lote da restituição por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Leia também: Imposto de Renda 2025: confira quando será pago o segundo lote da restituição
O pagamento da restituição está previsto para o dia 30 de junho. A Receita Federal vai creditar o valor na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte.
Caso o nome do contribuinte não apareça na lista de contemplados, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), retirar o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Se necessário, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes, incluindo os da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada — como no caso de conta desativada —, os valores ficarão disponíveis por até um ano para resgate no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte poderá agendar o crédito para qualquer conta em seu nome por meio do Portal BB, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Entretanto, caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo de um ano, precisará pedir a restituição novamente no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais