Brasil

Imposto de Renda 2025: confira quando será pago o segundo lote da restituição

A Receita Federal encerrou na quinta-feira (12) a seleção das declarações que farão parte do segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2025. Segundo o Fisco, mesmo declarações entregues até a data ainda podem ser incluídas. O pagamento desse lote está previsto para o dia 30 de junho.

Como funciona a restituição do IR 2025

Ao preencher a declaração, caso o resultado indique imposto a restituir, significa que o contribuinte pagou mais tributos do que deveria ao longo do ano-calendário. Nesse caso, o valor excedente será devolvido na conta bancária informada na própria declaração.

O valor da restituição é corrigido pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao fim do prazo de entrega até o mês anterior ao pagamento. No mês do depósito, há um acréscimo adicional de 1%. Após a transferência para o banco, não há mais atualização dos valores, mesmo que o contribuinte só acesse o montante dias depois.

Leia também: Abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago a nascidos em julho e agosto

Como consultar a restituição

Para acompanhar o status da restituição do IR 2025, o contribuinte pode utilizar a ferramenta Consultar Restituição IRPF, disponível no site da Receita Federal. Outra alternativa é acessar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível tanto no Portal e-CAC quanto nos aplicativos da Receita para celulares e tablets.

A consulta é imediata e gratuita. É possível verificar tanto a situação da restituição apurada na declaração quanto pedidos feitos por meio do sistema PER/DCOMP, voltado a solicitações de restituição, ressarcimento ou compensação de tributos.

Quem tem prioridade nos pagamentos

O cronograma de restituições segue uma ordem prioritária, respeitando a legislação vigente. Têm preferência:

  1. Idosos com mais de 80 anos;
  2. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave;
  3. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  4. Quem usou a declaração pré-preenchida e indicou chave Pix;
  5. Quem usou a pré-preenchida ou indicou Pix;
  6. Demais contribuintes.

Se houver empate nos critérios, quem entregou a declaração primeiro tem prioridade. A atualização dos valores também segue as regras do artigo 16 da Lei nº 9.250/95, com base na Selic.

Cronograma de restituições para 2025

Confira as datas previstas para os depósitos:

  • 1º lote: 30/05/2025 – Selic: 0,00% – Pagamento preferencial;
  • 2º lote: 30/06/2025 – Selic: 1,00%;
  • 3º lote: 31/07/2025;
  • 4º lote: 29/08/2025;
  • 5º lote: 30/09/2025.

A data de inclusão nos lotes depende da data da última declaração transmitida, desde que esteja processada e sem pendências.

E se o pagamento não cair?

Caso o contribuinte não receba o valor da restituição, é fundamental consultar o extrato da declaração no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC. De acordo com a Receita Federal, os principais motivos para o não recebimento são:

  • O contribuinte ainda não foi incluído em lote liberado para pagamento;
  • A declaração caiu na malha fina (malha fiscal);
  • O contribuinte tem débitos com a Receita, e a restituição foi usada para compensá-los;
  • Dados bancários informados estão incorretos ou a conta bancária foi encerrada.

Atendimento e acessibilidade

O serviço de restituição é gratuito e deve seguir os princípios do atendimento público previstos na Lei nº 13.460/2017, como urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.

As unidades da Receita devem oferecer instalações adequadas para o atendimento presencial, quando necessário: locais acessíveis, salubres, bem sinalizados e confortáveis.

Prioridade no atendimento presencial

Têm direito a atendimento prioritário: pessoas com deficiência, indivíduos com transtorno do espectro autista, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelece a Lei nº 10.048/2000.

As regras e procedimentos para a restituição do Imposto de Renda estão detalhados na Instrução Normativa RFB nº 2.055/2021. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas nos canais oficiais da Receita Federal, como o site institucional e o serviço “Fale Conosco”.

Entrega sem multa terminou em maio

O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda sem multa terminou em 30 de maio. Quem perdeu o prazo terá de arcar com uma penalidade mínima de R$ 165,74. O valor da multa equivale a 1% ao mês sobre o imposto devido, podendo chegar até 20% do montante total.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

16 minutos ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

31 minutos ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

50 minutos ago

Nem o próprio voto? Eleições têm candidatos com zero e apenas um voto

Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…

1 hora ago

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

2 horas ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais