Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal encerrou na quinta-feira (12) a seleção das declarações que farão parte do segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2025. Segundo o Fisco, mesmo declarações entregues até a data ainda podem ser incluídas. O pagamento desse lote está previsto para o dia 30 de junho.
Ao preencher a declaração, caso o resultado indique imposto a restituir, significa que o contribuinte pagou mais tributos do que deveria ao longo do ano-calendário. Nesse caso, o valor excedente será devolvido na conta bancária informada na própria declaração.
O valor da restituição é corrigido pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao fim do prazo de entrega até o mês anterior ao pagamento. No mês do depósito, há um acréscimo adicional de 1%. Após a transferência para o banco, não há mais atualização dos valores, mesmo que o contribuinte só acesse o montante dias depois.
Leia também: Abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago a nascidos em julho e agosto
Para acompanhar o status da restituição do IR 2025, o contribuinte pode utilizar a ferramenta Consultar Restituição IRPF, disponível no site da Receita Federal. Outra alternativa é acessar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível tanto no Portal e-CAC quanto nos aplicativos da Receita para celulares e tablets.
A consulta é imediata e gratuita. É possível verificar tanto a situação da restituição apurada na declaração quanto pedidos feitos por meio do sistema PER/DCOMP, voltado a solicitações de restituição, ressarcimento ou compensação de tributos.
O cronograma de restituições segue uma ordem prioritária, respeitando a legislação vigente. Têm preferência:
Se houver empate nos critérios, quem entregou a declaração primeiro tem prioridade. A atualização dos valores também segue as regras do artigo 16 da Lei nº 9.250/95, com base na Selic.
Confira as datas previstas para os depósitos:
A data de inclusão nos lotes depende da data da última declaração transmitida, desde que esteja processada e sem pendências.
Caso o contribuinte não receba o valor da restituição, é fundamental consultar o extrato da declaração no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC. De acordo com a Receita Federal, os principais motivos para o não recebimento são:
O serviço de restituição é gratuito e deve seguir os princípios do atendimento público previstos na Lei nº 13.460/2017, como urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.
As unidades da Receita devem oferecer instalações adequadas para o atendimento presencial, quando necessário: locais acessíveis, salubres, bem sinalizados e confortáveis.
Têm direito a atendimento prioritário: pessoas com deficiência, indivíduos com transtorno do espectro autista, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelece a Lei nº 10.048/2000.
As regras e procedimentos para a restituição do Imposto de Renda estão detalhados na Instrução Normativa RFB nº 2.055/2021. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas nos canais oficiais da Receita Federal, como o site institucional e o serviço “Fale Conosco”.
O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda sem multa terminou em 30 de maio. Quem perdeu o prazo terá de arcar com uma penalidade mínima de R$ 165,74. O valor da multa equivale a 1% ao mês sobre o imposto devido, podendo chegar até 20% do montante total.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais