Brasil

Sexta-feira 13: fiéis celebram o Dia de Santo Antônio em todo o país

Nesta sexta-feira (13), devotos em todo o Brasil celebram o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares do catolicismo. Conhecido carinhosamente como o “santo casamenteiro”, ele inspira a fé — e também a esperança — de milhares de fiéis que recorrem a suas preces em busca de um amor ou da estabilidade no casamento.

Nascido em 1195, em Lisboa, Santo Antônio ficou conhecido como Santo Antônio de Lisboa em Portugal, e como Santo Antônio de Pádua na Itália, cidade onde faleceu em 13 de junho de 1231. Sua fama se espalhou após os sermões e os milagres atribuídos a ele em Pádua. Apenas um ano após sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX, tamanho o impacto de sua devoção.

Embora tenha dedicado sua vida à pregação e à caridade, o título de “santo casamenteiro” foi uma construção popular, especialmente fortalecida pelas tradições do Brasil e de Portugal. Segundo historiadores, a fama surgiu devido à atuação do frade franciscano em favor de moças pobres, ajudando-as a conseguir o dote necessário para o casamento — prática comum durante a Idade Média.

Há relatos de que Santo Antônio distribuía bolsas com moedas ou recursos às jovens sem posses, permitindo que elas se casassem. Naquela época, era exigido que a família da noiva apresentasse um dote à família do noivo, o que impedia muitas mulheres de se casar.

Simpatias, rezas e pães bentos

A devoção a Santo Antônio ganhou contornos muito próprios no Brasil, influenciada por práticas religiosas populares. É comum encontrar simpatias feitas especialmente no mês de junho. Entre elas, estão colocar a imagem do santo de cabeça para baixo ou escondê-la em um copo d’água — tudo em sinal de “pressão” para que ele atenda ao pedido de casamento.

Além de ser lembrado como santo dos casamentos, Santo Antônio também é padroeiro dos pobres e conhecido por interceder em casos de dificuldades financeiras e problemas familiares. A ele são atribuídas inúmeras graças e milagres.

Com sua celebração abrindo oficialmente o ciclo das festas juninas, no dia 13 de junho, a data costuma ser marcada por missas, distribuição de pães bentos e realização de casamentos comunitários em paróquias espalhadas pelo país.

Coincidência de datas: fé na sexta-feira 13

Apesar de a sexta-feira 13 ser popularmente associada ao azar, neste ano muitos fiéis veem a coincidência da data com o dia de Santo Antônio como um sinal de força espiritual. Para os católicos, a oportunidade de renovar promessas e orações em um dia tradicionalmente visto como “carregado” é, na verdade, motivo de esperança reforçada.

Em Umuarama, tradição também é solidariedade

Em Umuarama a fé em Santo Antônio ganhou um sabor especial com a tradicional venda do Bolo de Santo Antônio promovida pela Casa da Paz. A ação é uma das mais aguardadas do ano pela comunidade e tem forte apelo solidário.

Desde o início da produção, já foram preparados cerca de mil pedaços do bolo. A meta da instituição é ultrapassar os cinco mil pedaços vendidos até o dia 15 de junho. Cada fatia custa R$ 10, e toda a renda arrecadada será destinada às obras de ampliação da sede da entidade, atualmente paralisadas por falta de recursos.

O doce pode ser comprado diretamente na Casa da Paz, localizada na Rua Mimosa, 3172, no bairro Jardim Panorama, ou no bazar permanente da instituição, na Avenida Rio de Janeiro, 4453, no centro da cidade. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os pagamentos podem ser feitos por Pix ou cartão (débito e crédito, neste caso apenas no bazar). A retirada é imediata.

A vice-presidente da instituição, Silvia Martins, explica que a produção foi organizada de forma a não interferir nas atividades com as crianças assistidas. “Dividimos a equipe. Um grupo permanece com as crianças e outro menor cuida do preparo do bolo no refeitório”, afirma.

Além das vendas antecipadas, o bolo estará disponível durante os dias 13, 14 e 15 de junho, na quermesse da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais