Foto: Reprodução/CGN
Fortes tempestades atingiram diversas cidades do Paraná na madrugada desta quinta-feira (5). O fenômeno provocou rajadas intensas de vento, queda de granizo e muitos raios. As regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste foram as mais afetadas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As maiores rajadas de vento registradas chegaram a 86 km/h em Planalto. Assis Chateaubriand registrou 69,8 km/h, Candói 65,5 km/h e Capanema 62,6 km/h. Em Cascavel, no oeste paranaense, houve alagamentos causados pela forte chuva. A região metropolitana de Curitiba e o litoral também tiveram temporais, porém com menor intensidade.
Segundo o Simepar, a combinação de fatores meteorológicos explica o cenário severo. A umidade elevada, o transporte de calor em baixos níveis da atmosfera e a mudança de direção dos ventos conforme a altitude contribuíram para a instabilidade. A presença de uma frente fria no oceano e uma área de baixa pressão próxima ao Paraguai agravaram a situação.
Leia também: Umuarama pode registrar até 78 mm de chuva com alerta de tempestades
O meteorologista Lizandro Jacóbsen alerta que o risco de temporais permanece para todas as regiões do Paraná. “Desde a madrugada, chove forte, principalmente no oeste e sudoeste do estado, causando transtornos. A região de Guarapuava registra muita chuva”, disse. Ele destaca que as chuvas devem continuar, com foco na metade sul e centro-sul do estado.
Para esta sexta-feira (6), a previsão indica redução significativa dos temporais, com menor risco de chuva na maioria dos municípios. No entanto, a instabilidade retorna com força no fim de semana. No sábado (7), a chuva deve ser mais intensa na metade sul, e no domingo (8), na metade norte do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas, com precipitação de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm em 24 horas. Ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo também estão previstos. O alerta abrange as regiões metropolitanas de Curitiba, norte pioneiro, noroeste e centro do estado.
O Inmet destaca baixo risco de cortes de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos, mas reforça a importância de atenção redobrada. A Defesa Civil orienta a população a acompanhar boletins meteorológicos e seguir as recomendações de segurança.
(OBemdito com Banda B)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais