Brasil

Banco Central lança Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os pagamentos futuros ocorrerão automaticamente, dentro dos critérios definidos previamente. Durante o evento Conexão Pix, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou o impacto da inovação. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou.

Ele ressaltou que o novo recurso beneficia toda a sociedade. “O Pix é um ativo dos brasileiros, do setor privado, das pessoas físicas e do Banco Central”, disse. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas. A primeira instituição a utilizar a novidade foi o Banco do Brasil, ainda em maio.

Segundo o cronograma oficial, o Pix Automático estará disponível nos demais bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas serão pagadoras e empresas, recebedoras.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, afirmou que a nova modalidade une “comodidade, facilidade e controle”. Ele explicou que o consumidor poderá limitar o valor de cada débito e cancelar o serviço a qualquer momento.

Além disso, o agendamento será comunicado previamente, permitindo a conferência do valor antes da data do pagamento. Empresas devem se beneficiar da automatização. A expectativa é de redução de custos com cobranças, já que não será necessário firmar convênios bilaterais, como ocorre no débito em conta tradicional.

Outra vantagem destacada pelo BC é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos ficarão programados. Em 2024, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país. Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

PF, BPFron e Receita Federal apreendem celulares e eletrônicos em Umuarama

Uma ação conjunta da Polícia Federal, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da…

9 horas ago

Datafolha mostra empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula no segundo turno

A dez dias do segundo turno da eleição presidencial, Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 51%…

9 horas ago

Colisão entre Palio e Strada deixa idoso ferido na avenida Portugal, em Umuarama; vídeo

Uma colisão entre um Fiat Palio e uma Fiat Strada deixou um idoso de 82…

9 horas ago

Sicoob Arenito confirma apoio à campanha de Natal da Aciu em Umuarama

A campanha de Natal 2026 da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) ganhou…

10 horas ago

Homem é preso com pistola 9 mm, drogas e dinheiro falso em chácara de Umuarama

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (15), no…

10 horas ago

Colégio de Cafezal do Sul abre matrículas para curso técnico em Agronegócio

Formação em Agronegócio é integrada ao Ensino Médio, tem duração de três anos e oferece…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais