Brasil

Banco Central lança Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os pagamentos futuros ocorrerão automaticamente, dentro dos critérios definidos previamente. Durante o evento Conexão Pix, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou o impacto da inovação. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou.

Ele ressaltou que o novo recurso beneficia toda a sociedade. “O Pix é um ativo dos brasileiros, do setor privado, das pessoas físicas e do Banco Central”, disse. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas. A primeira instituição a utilizar a novidade foi o Banco do Brasil, ainda em maio.

Segundo o cronograma oficial, o Pix Automático estará disponível nos demais bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas serão pagadoras e empresas, recebedoras.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, afirmou que a nova modalidade une “comodidade, facilidade e controle”. Ele explicou que o consumidor poderá limitar o valor de cada débito e cancelar o serviço a qualquer momento.

Além disso, o agendamento será comunicado previamente, permitindo a conferência do valor antes da data do pagamento. Empresas devem se beneficiar da automatização. A expectativa é de redução de custos com cobranças, já que não será necessário firmar convênios bilaterais, como ocorre no débito em conta tradicional.

Outra vantagem destacada pelo BC é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos ficarão programados. Em 2024, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país. Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais