Foto:
O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.
O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os pagamentos futuros ocorrerão automaticamente, dentro dos critérios definidos previamente. Durante o evento Conexão Pix, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou o impacto da inovação. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou.
Ele ressaltou que o novo recurso beneficia toda a sociedade. “O Pix é um ativo dos brasileiros, do setor privado, das pessoas físicas e do Banco Central”, disse. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas. A primeira instituição a utilizar a novidade foi o Banco do Brasil, ainda em maio.
Segundo o cronograma oficial, o Pix Automático estará disponível nos demais bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas serão pagadoras e empresas, recebedoras.
O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, afirmou que a nova modalidade une “comodidade, facilidade e controle”. Ele explicou que o consumidor poderá limitar o valor de cada débito e cancelar o serviço a qualquer momento.
Além disso, o agendamento será comunicado previamente, permitindo a conferência do valor antes da data do pagamento. Empresas devem se beneficiar da automatização. A expectativa é de redução de custos com cobranças, já que não será necessário firmar convênios bilaterais, como ocorre no débito em conta tradicional.
Outra vantagem destacada pelo BC é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos ficarão programados. Em 2024, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país. Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais