Brasil

Banco Central lança Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os pagamentos futuros ocorrerão automaticamente, dentro dos critérios definidos previamente. Durante o evento Conexão Pix, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou o impacto da inovação. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou.

Ele ressaltou que o novo recurso beneficia toda a sociedade. “O Pix é um ativo dos brasileiros, do setor privado, das pessoas físicas e do Banco Central”, disse. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas. A primeira instituição a utilizar a novidade foi o Banco do Brasil, ainda em maio.

Segundo o cronograma oficial, o Pix Automático estará disponível nos demais bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas serão pagadoras e empresas, recebedoras.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, afirmou que a nova modalidade une “comodidade, facilidade e controle”. Ele explicou que o consumidor poderá limitar o valor de cada débito e cancelar o serviço a qualquer momento.

Além disso, o agendamento será comunicado previamente, permitindo a conferência do valor antes da data do pagamento. Empresas devem se beneficiar da automatização. A expectativa é de redução de custos com cobranças, já que não será necessário firmar convênios bilaterais, como ocorre no débito em conta tradicional.

Outra vantagem destacada pelo BC é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos ficarão programados. Em 2024, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país. Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

32 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais