O Paraná registrou 10.038 casos e 469 mortes de pacientes hospitalizados desde o início do ano até esta segunda-feira (2) (Foto freepik)
Na 12ª Regional de Saúde de Umuarama, os números praticamente dobraram em relação ao ano passado quanto o assunto são casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Foram 123 casos e 6 mortes em 2025, contra 64 casos e 1 óbito no mesmo período de 2024.
O Paraná registrou 10.038 casos e 469 mortes de pacientes hospitalizados desde o início do ano até esta segunda-feira (2), segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em uma semana, foram 783 novos casos e 33 óbitos notificados.
Apesar do aumento de 13% nos casos em comparação ao mesmo período de 2024 (que somava 8.836), houve uma queda de 23% nas mortes, que eram 612 no ano passado.
Entre os diagnósticos, 801 casos e 74 mortes estão relacionados especificamente à Influenza, vírus que, ao lado do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), domina os exames processados em maio no Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). Juntas, essas infecções correspondem a 51,5% das amostras analisadas no mês.
O mês de maio também marcou o maior volume de testagens desde 2023, com 3.769 exames realizados – um aumento de 63% em relação à média mensal. Só na última semana, foram 1.322 exames.
Apesar da escalada de infecções, a vacinação contra a gripe — principal medida preventiva — ainda avança lentamente.
Dados do Vacinômetro Nacional apontam que apenas 40,8% dos integrantes dos grupos prioritários (gestantes, crianças e idosos) receberam o imunizante no Paraná. A meta é atingir 90% de cobertura em cada grupo.
“A melhor forma de evitar as formas graves da doença é a prevenção. A vacina contra a gripe está disponível e é essencial neste momento, especialmente diante do avanço do vírus”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.
O estado já recebeu 4,1 milhões de doses, que foram encaminhadas aos 399 municípios.
Diante da pressão por atendimentos, a Sesa autorizou a abertura de 58 novos leitos hospitalares para tratar pacientes com SRAG, localizados em Campo Largo, Ponta Grossa e São Miguel do Iguaçu.
As unidades serão ativadas de forma gradativa ao longo da semana. “Se for necessário, dependendo do cenário epidemiológico e da demanda, novos leitos serão abertos nos próximos dias”, afirmou Beto Preto.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais